Governo do Ceará desonra herói nacional

Marco do revisionismo ignorante e vingativo foi estabelecido pelo governador do Ceará, Elmano de Freitas. Neste 19 de janeiro de 2024, deu-se início a retirada dos restos mortais do mais ilustre dos cearenses, o marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, que repousavam num mausoléu erguido em homenagem ao ex-presidente. Morador provisório do Palácio do Abolição, o governador gastou o rico dinheiro do povo cearense para satisfazer a si e a seus sequazes, a fim de dar vazão à sanha vingativa que predispõe sua doutrina ideológica.

Pupilo de Luizianne Lins, Elmano de Freitas seguiu a cartilha da Loura. A ex-prefeita rebatizou a Praça 31 de Março, na Praia do Futuro, para homenagear o passado, na Barra do Ceará, com a figura do tenebroso facínora que empresta seu nome ao Cuca Che Guevara, ídolo da esquerda em todo o mundo. São decisões pessoais, fugindo do princípio constitucional da impessoalidade. Com isso, tanto ela como ele ganham os aplausos da esquerda e o repúdio ou a indiferença da sociedade de Fortaleza e dos cearenses.

Poucos conhecem a grandeza da história do marechal Castelo Branco, que participou II Guerra Mundial, voltando como herói, quando esteve à frente da campanha vitoriosa dos brasileiros, muitos cearenses entre eles, na Itália. A Força Expedicionária Brasileira, sob seu comando, impôs derrota aos alemães, na batalha do Monte Castello, na Itália. Estrategista, aplicou o que aprendeu na França e nos Estados Unidos, trazendo os conhecimentos para o Exército Brasileiro. “Castelo deu um chute na bunda dos nazistas na terra dos fascistas” (by Norton Lima Jr).

Para quem imaginava que não havia inteligência no universo militar, Castelo era um intelectual destacado e mantinha relacionamento com celebridades do mundo literário. Quando se deu o acidente aéreo que o matou, na manhã de 18 de julho de 1967, ele vinha de Quixadá, onde fora visitar a amiga e conterrânea Rachel de Queiroz, primeira presença feminina na Academia Brasileira de Letras.

Foi ele quem a apoiou Juscelino Kubitscheck e garantiu a posse na presidência da República diante de um movimento que se colocava contra o mineiro. Juscelino retribuiu a cortesia ao votar no Congresso que elegeu Castelo em 2 de abril de 1964, para dar continuidade ao mandato do renunciante Jânio Quadros. Depois, Juscelino ficou contra o governo de 64 em resposta à escalada autoritária, com a edição de atos institucionais.

Diante de um cenário de escassez, quando o governo se vê forçado a aumentar imposto, com majoração da alíquota de ICMS, e consequente elevação dos preços, quando o governo vai atrás de empréstimos, seria mesmo uma obra prioritária? Quanto custa? Segundo a Secult, o monumento será transformado em homenagem aos abolicionistas, embora já disponha, com muito mais visibilidade, do Centro Cultural Dragão do Mar. Se o governo é tão democrático, por que não realizou uma consulta popular?

Ao que tudo indica, não é uma obra que interesse ao povo, como urgente ou prioridade. A retirada dos restos mortais de Castelo Branco e de sua esposa, Argentina, não é apenas um vilipêndio à memória deles, à reverência aos mortos. Elmano expulsa os inquilinos da sede do poder para saciar sua sede de poder.

Luciano Cléver

Luciano Cléver

Jornalista formado pela UFC, em 1988, coordenou o núcleo de comunicação da Caixa por 18 anos, trabalhou como repórter na Gazeta Mercantil, no Diário do Nordeste como secretário de redação, editor do jornal Expresso do Norte (Sobral), foi editor do portal do Sistema Paraíso. Está à frente do programa de rádio Café com Cléver, veiculado na rádio Paraíso FM (Sobral). E nas redes sociais (Youtube.com/@cafecomclever). É comentarista na TV União. Cristão, apaixonado por cinema, vinho e xadrez.

33 respostas

  1. O Ceará ganhou muita visibilidade com os colaboradores após 64 , tenho raízes e muitas lembranças dessa maravilhosa terra , não devemos permitir a tentativa de apagarem a memória dos nossos heróis,elegendo estrangeiros numa tentativa insana de destruir nossa memória,nossos heróis são nossos, não permitam que isso aconteça com os restos mortais do verdadeiro Patriota e seus colaboradores de uma época Feliz.

  2. Lamentável, repúdio, acima de tudo, um derespeito sem precedentes a nossa história , atitude revanchista sem limites do PT, como já esperado. Aonde estão os vereadores e o ministério público para coibir esse abuso administrativo.
    Simplesmente inaceitável e vergonhosa essa mudança, Fora PT!

  3. Mesmo para dizer a verdade, precisamos de coragem, nestes tempos sombrios da nossa história!
    Obrigada, Socorro Cunha, por compartilhar essas informações comigo! Nem imaginava por onde andava esse colega da Caixa!

  4. *É RIDÍCULO TER SAUDADES DO GOVERNO MILITAR.*
    Como alguém, em sã consciência, pode ter saudades de um governo que tinha, apenas, *12 ministérios?* Prova, inequívoca, que o país não era bem administrado.
    Como confiar em *presidentes que morreram pobres?* Um homem que ocupa o cargo máximo de uma nação, sem fazer fortuna, prova que não sabe aproveitar oportunidades, nem gerir o patrimônio próprio. Um incapaz.
    Como ser saudoso de uma época de ditadura, onde todos os cidadãos tinham direito ao livre acesso às armas de fogo? E pior, a repressão era tão violenta que, mesmo armados, os cidadãos não se matavam. Isso demonstra o medo da população contra aquele governo bárbaro.
    Como respeitar um regime que criou o *INSS, o PIS, o PASEP, regulamentou o 13º,* instituiu a correção monetária, criou o *Banco Nacional da Habitação, o FUNRURAL,* construiu mais de 4 milhões de moradias e abriu 13 milhões de vagas de emprego?
    Melhor nem falar de infraestrutura. Em 21 anos, conseguiram, apenas, *asfaltar 43.000Km de estradas,* construir 4 portos, reformar outros 20, instalar as maiores hidrelétricas do mundo, de duplicar a produção da Petrobrás, criar a *Embratel e a Telebras,* implementar dois polos petroquímicos, entre outras coisinhas sem importância.
    A educação era ridícula. Pegaram o país com *100 mil estudantes secundaristas* e transformaram em *1.3 milhões.* Criaram o *Mobral, o CESEC, a CNPQ e o programa de Merenda Escolar*.
    Nestes vergonhosos anos de chumbo, onde o PIB cresceu *14%, as exportações* saltaram de *1.5 para 37 bilhões,* atingimos a *7ª economia economia mundial* e nos tornamos o *2º maior produtor de navios do planeta.* Uma catástrofe!!
    Realmente, durante essa página negra da história nacional, pelo visto, apenas os presídios funcionavam. Esses, sim, um exemplo. Neles entraram *terroristas, assassinos, assaltantes, guerrilheiros, seqüestradores, e saíram deputados, ministros, governadores e, até, dois presidentes.* Isso que é recuperação. 🤔🤔🤔🤔

    Ta fazendo o que?
    *Compartilha logo UÉ*

    1. Parabéns Irmão! Só os esquerdalas quadrúpedes não veem isso. Éramos felizes e não sabíamos! A abertura d JBOF q abriu as portas p essa gentalha da pior espécie p retornar e seguir implantando esse comunismo nojento q quer nos eliminar! Só os majores,ttes e cap c seus subordinados poderão nos livrar fisso q o gais nos meteram!

    2. “ Não dá pra aguentar tanta imbecilidade, calhordice e falta de espírito patriótico, diante desse depoimento vergonhoso e putrefato atingindo a memória do maior herói nacional dos tempos modernos!!! A história do Dd.Marechal HUMBERTO DE ALENCAR CASTELO BRANCO e de todas as Forças Armadas Brasileiras da época, dignificam o currículo de todos aqueles verdadeiros “HERÓIS NACIONAIS” que lutaram pela Pátria e evitaram a tomada do Poder pela horda dos comunistas e falsos brasileiros!!!” Um “VIVA” vibrante para os heróis que lutaram pela honra e segurança de todos os cidadãos realmente brasileiros…!!!🙏👍👏❤️🌹🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷

  5. Infelizmente, os crápulas dominam em um país pobre de memória. Um povo fadado ao caos, sem instituições e com corporações pessoais e grupos nazistas/facistas como no passado recente. O nazismo começou exatamente desta forma e com atitudes similares como muitas que estão acontecendo dia após dia e com apoio de seguidores alienados e sem capacidade cognitivas, doentes mentais e morais

  6. O Mausoléu é uma homenagem póstuma ao Presidente Castello Branco pela vida dedicada ao país, não é um monumento que se pode trocar. A falta de respeito à História e a esse brasileiro não é digna de um governador, cujo cargo é temporário, e que ficará marcado pela estupidez dessa ação, quase um vandalismo. O inferno o aguarda, governador miúdo

  7. É VERGONHOSO ESTE MEMBRO PTISTA DE POUCO CONHECIMENTO HISTÓRICO E OU NENHUMA CONSIDERAÇAO OU RESPEITO A HISTÓRIA DO BRASIL ,NÃO É UM PATRIOTA,É UM PUXA SACO DO COMUNISTA DE GRANDE ENVERGONHAMENTO DO POVO HONESTO DESTE PAÍS. ” GENTE ” QUE SÓ PENSAM EM GRANDES QUANTIAS E FORTUNAS EM SEUS BOLSOS.

  8. Nas proximas eleições, risquem a esquerda da vida do Ceará, façam um nivo monumento a esse grande Cearense e devolvam o nome da praça ao seu verdadeiro merecedor.

  9. Onde se viu essa raça de canalhas esquerdopatas terem memoria? eles só endeusam o vagabundo número um do Brasil, o Luladrão. Eu não votei nesse cara, esteve envolvido por ser ptralha e ter ouvido dizer do envolvimento dele em desvio de merenda escolar, 4 milhões quando foi secretario da louca de diarreia cerebral que foi prefeita

  10. Parabéns Irmão! Só os esquerdalas quadrúpedes não veem isso. Éramos felizes e não sabíamos! A abertura d JBOF q abriu as portas p essa gentalha da pior espécie p retornar e seguir implantando esse comunismo nojento q quer nos eliminar! Só os majores,ttes e cap c seus subordinados poderão nos livrar fisso q o gais nos meteram!

  11. Aprendi, na Academia da Força Aérea, o conceito do Marechal Castelo Branco:
    “Política é a arte de se estabelecer a vontade de um povo”.

  12. Graças ao bom Deus, meus 3 filhos, nasceram , cresceram , e tiveram formação, durante os chamados ” Anos de Chumbo “… Graças ao SNI, OBAN (operação bandeirantes) e DOPS . nossa única preocupação era trabalhar e ver as famílias felizes !!! Os políticos ,evidentemente faziam maracutaias, isso está no sangue desse tipo de gente, existem honestos, bem intencionados, mas é uma minoria porem , nessa época, agiam os gananciosos de sempre, a instituição da propina ainda não era oficial ,eles agiam com mais cuidado… Hoje a propina é a principal mola propulsora de todos os negócios…Só é bom para os corruptos, o Brasil que se lasque !!!

  13. Após a Revolução Cubana, os comunistas deram início ao plano para “tomar o poder” como disse José Dirceu e repetido por um atual ministro do STF. Mas graças à exposição dos seguidos escândalos de corrupção foram expostos de forma negativa acordando uma parte significativa da população e acabou freiando esse plano macabro socialismo/comunismo.
    Infelizmente a região nordeste do Brasil está encabrestada por comunistas poderosos sem escrúpulos como o governador do nosso estado silenciando a população através do assistencialismo social de miséria, diante de um escárnio como esses de substituir um verdadeiro herói brasileiro e cearense por um terrorista estrangeiro.
    O silêncio do povo diante de atitudes como essa nos envergonha.

  14. Só temos que lamentar atos dessa natureza. Além da total ignorância da nossa história, está presente o revanchismo ideológico. Reaja povo brasileiro antes que seja tarde.

  15. Num país que se curva aos ditames de poucos, não merece respeito. Onde, em sã inteligência, se pode homenagear um assassino tipo Che, quando há tantas pessoas que se conduziram com retidão e total apego à honra, debruçando sua vida aos compatriotas? Como o povo, passivamente, se comporta como gado no corredor da morte e tudo aceita? É a resposta que têm ante os miseráveis matulões de comida que recebem? Pobreza não é e nunca deverá ser sinônimo de subserviência e clientelismo de fome.
    Infelizmente essas ações dos pseudo políticos passam, de passagem, e ninguém se importa. É a política da ignorância pregada diuturnamente e assimilada, principalmente, pelos jovens, de quaisquer classes sociais.

  16. NÃO É SÓ UM DESCONHECIMENTO GERAL DA HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA, É UM UMA AFRONTA À TODOS OS BRASILEIROS; REMOVER OU DESTRUIR UMA HOMENAGEM, SEJA À QUEM FOR, JÁ E PORSI SÓ UM VITUPERIO; MÁS O PIOR VEM NO ATO INTITUCIONAL DO ELEMENTO QUÊ ESTÁ GOVERNO O MOMENTO NOJENTO E TÃO SOMBRIO PARA CEARÁ. COLOCAR EM LUGAR DE UM HERÓI BRASILEIRO, O MARGINAL, COMUNISTA, UM SER INSIGNIFICANTE COMO CHE É UM ABSURDO, UM ATO TOTAL DE INSANIDADE MENTAL E HUMANA. CONTE AO POVO A VERDADEIRA HISTÓRIA DO “CHE”, BANDIDO MORTO COMO LADRÃO DE BANCO E AUTARQUIAS PÚBLICA, MORTO IGUAMENTE AO NARCO-TRAFICANTE ESCOBAR. O BRASIL QUÊ O STF ENTREGOU AO BANDIDO LADRÃO SALAFRÁRIO MISERAVEL DO LULA; AGORA SIM PRECISA DE UM VERDADEIRO GOLPE MILITAR, DESSA FORÇAS ARMADAS, QUE CASTELO BRANCO, DEU SUA VIDA. OS MILITARES DE HOJE NO BRASIL, NOS ENVERGONHA E NOS CAUSA UMA ENORME HUMILHAÇÃO…

  17. Desrespeito com a história do Ceará e do Brasil, enquanto isso fazem estátua e homenagens a personalidades que pelo que sei nunca nem pisaram no Ceará com o Brizola.

  18. Quem é Elmano na frente de Castelo Branco, o que mais me entristece é a Forças Forças Armadas, não tomar uma posição , pois as Forças Armadas é para manter uma posição de controle no País, e isso não está acontecendo , Castelo Branco é um símbolo das Forças Armadas , foi o último militar a galgar a patente de Marechal .
    Militares honre a farda protejam o Brasil.

  19. O que pensam os militares, principalmente, o alto comando do exército? História é história e não pode ser re-escrita. Os exemplos de revisões desta natureaza só ocorreram em países totalitários. Estaria o Brasil se aproximando desse modelo?

  20. O senhor que escreveu o texto afirma que Humberto Castelo Branco, o qual ele defende, participou das duas grandes guerras. Imagino que seja a primeira e segunda guerras mundiais. Mas, espera aí! Se a primeira guerra mundial teve início em 1914, com término em 1918. E se Castelo Branco concluiu seu curso em 1917 e, em 1918, ingressou na Escola Militar do Realengo. Como ele poderia estar em dois lugares ao mesmo tempo? Não sabia que além de ditador e golpista era também onipresente. O engraçado no texto, é que o autor argumenta que era pra o governador ter feito uma consulta popular, evocando a democracia. Uma grande contradição, quando o mesmo defende um ditador que não respeitou os direitos individuais dos cidadãos da época.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pode te interessar:

Área de anúncio

Esta é uma área para anúncios ou CTA em tamanho 300x250px

Área de anúncio

Esta é uma área para anúncios ou CTA em tamanho 300x300px

Área de anúncio

Esta é uma área para anúncios ou CTA em tamanho 300x300px