Descrença no Judiciário abala a democracia

O DataFolha revelou que a credibilidade do STF despencou, com a reprovação chegando a 38%. Consultado, o povo brasileiro mostrou sua desaprovação em relação às ações dos ministros que passaram a fazer política e atuar como vingadores em suas sentenças. Isso é forte indicador de uma fraca democracia.

O presidente da Corte deu de ombros, com suprema presunção. Segundo Barroso, como o tribunal toma decisões, sempre haverá descontentamento, pois costumam ser contramajoritários. Tudo muito conceitual, que envolve soltar brandidos e prender cidadãos

Num combate ao ex-presidente Bolsonaro, seja em tentar impedir o sucesso da gestão, seja pela parcialidade no período eleitoral, para evitar a continuidade do governo, os ministros adentraram o pântano político, o lamaçal das tretas partidárias. Isso ficou claro para parte da sociedade, como expressa o levantamento do Datafolha.

A descrença nas instituições, principalmente na Justiça, é o principal veneno a intoxicar a sanidade da democracia. Imersos em sua bolha, os ministros não perceberam que os verdadeiros atentados à democracia foram perpetuados por eles próprios. Com o paradoxo de agir em defesa da democracia, mas depauperá-la com seus atos em desacordo com as leis.

Agundo fora de sua competência e com clara parcialidade, os cavaleiros do apocalipse contribuíram para a derrocada da democracia, que continua inabalada, segundo o fumus iuris que eles costumam inalar. Com a respiração entrecortada, olhos injetados, dentes trincados, não param de balbuciar o repetido discursinho: “Salvamos a democracia”.

E haja larica!

#cafecomclever#lucianoclever#jornalismo#democracia#stf#democraciainabalada#moraes#datafolha

Luciano Cléver

Luciano Cléver

Jornalista formado pela UFC, em 1988, coordenou o núcleo de comunicação da Caixa por 18 anos, trabalhou como repórter na Gazeta Mercantil, no Diário do Nordeste como secretário de redação, editor do jornal Expresso do Norte (Sobral), foi editor do portal do Sistema Paraíso. Está à frente do programa de rádio Café com Cléver, veiculado na rádio Paraíso FM (Sobral). E nas redes sociais (Youtube.com/@cafecomclever). É comentarista na TV União. Cristão, apaixonado por cinema, vinho e xadrez.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pode te interessar:

Área de anúncio

Esta é uma área para anúncios ou CTA em tamanho 300x250px

Área de anúncio

Esta é uma área para anúncios ou CTA em tamanho 300x300px

Área de anúncio

Esta é uma área para anúncios ou CTA em tamanho 300x300px