A Coluna do Barros Alves

TEMERIDADE

O possível desembarque do deputado Evandro Leitão no porto petista constitui uma temeridade. Apesar de todas as conversações em torno da vontade de um e da má vontade de outros, o mar continua revolto. O grupo liderado pela ex-prefeita Luizianne Lins não abre mão da candidatura dela. Muito menos ela, claro. O deputado Guilherme Sampaio, jeitoso como é, dá uma no cravo e outro na ferradura. Porém, não se desvestirá jamais da sua condição de presidente do diretório municipal do PT, cujos filiados fazem muxoxos quando ouvem o nome de Leitão, que já desembarcaria no partido como candidato. Sampaio avisa que as portas estão abertas, mas quem for candidato tem que bater chapa. Com a favorita Luizianne, queridinha do Lula.

NAS GARRAS DA PATRULHA

Ministério Público e Polícia Civil mais uma vez bateram na porta do ex-prefeito de Pacatuba, Carlomano Marques; e do atual, Rafael Marques, este sobrinho daquele. A “Operação Pacatuba” investiga fraude em licitações que vêm sendo cometidas pelos administradores de Pacatuba desde 2017. A desembargadora Lira Ramos de Oliveira, do Tribunal de Justiça do Ceará, em face dos muitos indícios de que a roubalheira continua na administração do substituto do afastado Carlomano, autorizou o mandado de busca e apreensão na residência dos dois que, estranhamente, é o mesmo endereço. No imbróglio, um dos beneficiários das malinações é o escritório de advocacia do ex-deputado Leonardo Araújo.

SORRIR OU CHORAR

O deputado Firmo Camurça é um dos mais interessados no aprofundamento das investigações. Não nega seus interesses políticos no município. A estas alturas já é um forte candidato à sucessão municipal. Ouvido pela coluna o parlamentar disse que não sabe se rir ou se chora. O sorriso fica por conta da desgraça do adversário que meteu a mão no fundo da cumbuca. O choro, segundo Firmo, é por que fica triste pela situação deprimente em que o ex-prefeito Carlomano deixou o município, no que tem sido seguido pelo sobrinho e discípulo Rafael Marques. Ex-prefeito de pujante Maracanaú em duas gestões, o deputado Firmo promete soerguer Pacatuba e retirá-la da situação calamitosa em que se encontra. O futuro a Deus pertence.

OS DOIS MENINOS

Com a saída da direção do Partido Liberal do experiente Acilon Gonçalves, que há algum tempo vinha administrando divergências internas na agremiação, dois verdes líderes assumem o comando da sigla. É certo que não tão verdes, mas em processo de amadurecimento. O deputado federal André Fernandes, que já exerceu mandato na Assembleia Legislativa, com as bênçãos de Bolsonaro, assegura posição de candidato à sucessão municipal em Fortaleza; Carmelo Neto, ex-vereador e agora deputado estadual,  que almejava o posto, assume a presidência do Partido no Ceará. O PL está agora, por assim dizer, um partido puro. Ou seja, bolsonarista. Falta a escolha dos demais componentes da direção do partido em nível estadual e, sobretudo, a municipal. As circunstâncias que apontam uma eleição bem ali, tornam a escolha dos nomes para formar o diretório de Fortaleza uma tarefa a exigir tato e tino. Portanto, todo o cuidado é pouco.

MULHERES

O PL no Ceará tem um segmento feminino muito forte, em especial a partir das igrejas evangélicas, onde as mulheres têm compromisso de fé em tudo o que fazem. A presidente do PL Mulher, deputada Dra. Silvana, não tem descuidado das bases femininas do partido, em périplos constantes pelo interior do Estado. Em Fortaleza, onde essa base é mais forte, tem recebido todo o apoio da mulherada. Silvana, portanto, é nome forte para compor uma chapa majoritária. Nessa caminhada, assoma também o nome da vereadora Priscila Costa, que exerceu com muita desenvoltura o mandato de deputada federal por alguns meses. Porém, resta saber se o PL vai para a eleição com chapa pura ou pretende aliar-se a outra sigla.

CID, EL CAMPEADOR

O nosso Cid, Barão de Sobral, não parece ter o mesmo destino de campeão do cavaleiro espanhol Rodrigo Diaz de Vivar. A não ser que a vitória só lhe sorria depois da morte. O próprio irmão não o tem nos moldes medievais, pelo menos no que diz respeito à lealdade. Ciro o acoima de traidor. O fato é que El Cid sobralense anda campeando partido para ver onde se apeia. O PT não o quer; muitos outros têm medo da trupe, pois conhecem pelo menos 7 exemplos anteriores, quando sob a liderança do Ciro ARENA PDS PMDB PSDB PPS PSB PROS PDT, viram o escarcéu que os FGs fizeram nas agremiações por onde passaram. Agora fica difícil acreditar na fidelidade partidária dessa gente. El Cid está a campear. Quero dizer, a patinar.

Barros Alves é jornalista e poeta

Nicolau Araújo

Nicolau Araújo

Nicolau Araújo é formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará, especialista em Marketing Político e com passagens pelo O POVO, DN e O Globo, além de assessorias no Senado, Governo do Estado, Prefeitura de Fortaleza, coordenador na Prefeitura de Maracanaú, coordenador na Câmara Municipal de Fortaleza e consultorias parlamentares. Também acumula títulos no xadrez estudantil, universitário e estadual de Rápido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pode te interessar:

Área de anúncio

Esta é uma área para anúncios ou CTA em tamanho 300x250px

Área de anúncio

Esta é uma área para anúncios ou CTA em tamanho 300x300px

Área de anúncio

Esta é uma área para anúncios ou CTA em tamanho 300x300px