A Coluna do Barros Alves

COLÉGIO DE LÍDERES 

Deputado Evandro Leitão,  presidente da Assembleia Legislativa,  convocou o Colégio de Líderes para reunião a se realizar na quinta-feira, 23/11, para tentar dirimir dúvidas surgidas diante de questionamentos formulados pela bancada oposicionista quanto à competência do deputado que estiver presidindo sessão, que não o próprio presidente do Poder, no caso o Leitão. O problema aflorou depois que a deputada Dra. Silvana teve negado requerimento solicitando urgência para Mensagem governamental. Na sessão ordinária de hoje, o acirrado debate ocorrido sobre o assunto na sessão da quinta-feira passada. A constatação levou a que a deputada Dra. Silvana apresentasse pedido de impugnação da Ata, no que foi apoiada pelos deputados Sgto Reginauro, Alcides Fernandes e Felipe Mota. A Ata foi modificada registrando o debate.

URGÊNCIAS

Duas constatações podem ser observadas nesse imbróglio da negativa de concessão de urgência para uma matéria em que os deputados são unânimes em razão da importância.  Matéria que trata da concessão de passe livre para trabalhadores da Região Metropolitana de Fortaleza. Estranho a obstrução por parte da bancada governista para a urgência de propositura do interesse do próprio governo. A outra questão colocada é o fato de que dos 26 requerimentos de urgência apresentados em sessões durante este ano, apenas 6 foram deliberados pelo presidente Evandro Leitão. Continua a estranheza sobre a celeuma criada na sessão passada. Isto ficou mais claro quando o deputado Romeu Aldigheri apresentou requerimento de urgência na sessão de hoje, similar ao da deputada Dra Silvana. Ou seja, a situação fez tempestade em copo d’água para implicar com a oposição. Prevaleceu a ideia inicial da deputada líder do Partido Liberal.

DESVIO DE FINALIDADE 

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Lenira Jurema Magalhães, no Monte Castelo,  a título de debater a cultura afro-brasileira, intenta fazer desnecessário e condenável proselitismo de religiões esdrúxulas com cheiro de culto satânico. A distribuição de um amuleto em forma de uma boneca negra chamada Abaiomi, com informações específicas que a tornam simpática às crianças,  configura aparelhamento religioso e desrespeita a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, assim como fere a própria Constituição. Proselitismo religioso não é estudo de aspectos culturais de determinado povo. A ação dessa escola  está a ultrapassar os limites pedagógicos adentrando em seara perigosa.

DEPUTADOS EM BRASÍLIA 

O deputado Evandro Leitão já pregou aviso durante a sessão de hoje na Assembleia Legislativa. Amanhã não serão pautadas matérias para a Ordem do Dia. Haverá revoada de parlamentares cearenses em direção ao Planalto. Participarão da solenidade de posse do desembargador Teodoro Silva Santos, o quinto cearense a ocupar uma cadeira de ministro no Superior Tribunal de Justiça – STJ.  Muitos deputados anseiam pressurosos pelo  beija-mão.   Atualmente o STJ conta com concurso de outro cearense, o ministro Raul Araújo. Ambos os magistrados merecem o respeito do povo cearense e compõem com honra a galeria dos juristas que ao longo de nossa história abrilhantam a Magistratura brasileira.

RELEMBRANÇAS

Num grupo de amigos que vivenciam o dia a dia  da Assembleia Legislativa do Ceará relembrávamos algumas personalidades que protagonizaram grandes momentos no Parlamento. Surgiu o nome do professor Teodoro Soares, ex-seminarista,  discreto intelectual, empresário  da Educação, político de nomeada e, sobretudo, um homem muito católico. Tive a honra e a grata satisfação de conviver diariamente, durante vários anos, na Assembleia Legislativa,  com o Professor Teodoro. Não lhe prestava assessoria diretamente,  mas conversávamos sobre os caminhos e descaminhos da atividade político-partidária, sobre literatura e mais ainda sobre religião. Teodoro estudou em Roma e por pouco não se ordenara padre. Sabedor de sua capacidade administrativa, do seu feeling político e de sua fidelidade à Igreja Católica, eu gostava de provocá-lo:

– “Deputado, se o senhor tivesse optado pelo sacerdócio, hoje seria um cardealzão ou quem sabe até um Papa.”

Ele sorria um sorriso generoso e dizia.

– “Não esqueça de que Deus escreve certo por linhas certas…”

Sinto saudades do amigo Professor Teodoro,  um homem de boa vontade.

Barros Alves é jornalista e poeta

Nicolau Araújo

Nicolau Araújo

Nicolau Araújo é formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará, especialista em Marketing Político e com passagens pelo O POVO, DN e O Globo, além de assessorias no Senado, Governo do Estado, Prefeitura de Fortaleza, coordenador na Prefeitura de Maracanaú, coordenador na Câmara Municipal de Fortaleza e consultorias parlamentares. Também acumula títulos no xadrez estudantil, universitário e estadual de Rápido.

Uma resposta

  1. Excelente conteúdo a coluna, escrita com a elegância de quem tem o domínio sobre a língua Escrita de fato jornalística, imparcial e informativa, coisas rara nos tempos hodiernos. Parabéns Barros Alves.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pode te interessar:

Área de anúncio

Esta é uma área para anúncios ou CTA em tamanho 300x250px

Área de anúncio

Esta é uma área para anúncios ou CTA em tamanho 300x300px

Área de anúncio

Esta é uma área para anúncios ou CTA em tamanho 300x300px