A Coluna do Barros Alves

HAMAS AGRADECE 

Não vi nenhum analista internacional fazer um questionamento que surgiu em minha mente por esses dias aziagos, em que os irmãos israelitas e ismaelitas se entredevoram. Mais uma vez. E que, infelizmente, não será a última. Uma indagação – ou seria melhor suspeição? – se impõe a nós brasileiros neste momento: por que o grupo de terroristas Hamas, planejou invadir o território israelense exatamente quando o Brasil estava na presidência do Conselho de Segurança da ONU? Por outro lado, por que a diplomacia brasileira titubeou covardemente diante da ação nefasta dos assassinos do Hamas? Pior: o senhor Lula, chefe da organização criminosa que retornou ao local do crime, segundo palavras do vice-presidente Geraldo Alckmin, sempre tratou a questão sem condenar explicitamente o desatinado ato de terrorismo praticado pelo Hamas e, posteriormente, secundado pelo Hezbolah. Já agora, o presidente da República brasileira, assim como diplomatas que seguem a linha do embaixador Celso Amorim, guru do Lula, estão a condenar abertamente o proprietário da casa invadida na tentativa de inocentar o bandido latrocida. A partir do que estamos vendo, a indagação se amplia: o Hamas teria farejado que o Brasil na presidência do Conselho de Segurança da ONU faria corpo mole? Ou o Hamas teria CERTEZA que tal ocorreria e aproveitou a oportunidade que lhe fora concedida de mão beijada? Cabe ao leitor fazer uma reflexão sobre o assunto.

QUANDO FAKE NEWS SERÃO PUNIDAS?

Quando fake news serão punidas? Essa boa indagação foi colocada em artigo publicado em outro sítio da internet e assinado por um jornalista. O articulista carregou na crítica a lideranças conservadoras, como se elas estivessem demonizando o mundo com a disseminação de falsas notícias. Respondi lá e reafirmo neste  modesto espaço que o editor me confiou. Os disseminadores de fake news só serão punidos quando o principal deles, o  mentiroso-mor, Lula, retornar pra cadeia. A previsão do senhor Geraldo Alckmin, vice-presidente da República já se cumpriu: a organização criminosa retornou ao local do crime. E continua a cometê-los. Agora impunemente. Outro disseminador de mentiras é o ministro da Justiça. Afora, os ministros do Supremo, que na Academia dizem uma coisa e ao ascenderem ao tribunal, tomam decisões que se conflitam frontalmente com o que escreveram. Quer um exemplo? Vá ao prefácio do livro DIREITO ELEITORAL E LIBERDADE DE EXPRESSÃO, de Aline Osório, p. 21. Esse prefácio que dogmatiza a liberdade de expressão foi escrito pelo senhor Luís Roberto Barroso.

VITÓRIA DO TALENTO E DO ESFORÇO 

A coluna dá efusivos parabéns para a escritora Carla Castro, que com talento e esforço próprios, de forma discreta e persistente, abre caminhos no mundo da literatura. E foi no dia dedicado à literatura, 17 de novembro, data de nascimento de Rachel de Queiroz, que  Carla Castro recebeu a notícia da aprovação de sua proposta para cursar o doutorado em Letras, pelo  Programa de Pós Graduação da Universidade Federal do Ceará. Carla Castro é uma escritora e pesquisadora que coloca a alma naquilo que escreve, sempre arrimada em comportamento assentado na ética. Ela é autora do livro RESQUÍCIOS DE MEMÓRIAS, um dicionário biobibliográfico de escritoras e ilustres cearenses do século dezenove.

SOBRE CLARICE LISPECTOR

A Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil – AJEB, Coordenadoria do Ceará, realiza mais uma edição do “Momento Ajebianas”, na próxima terça-feira, dia 21, às 9h, no Palácio da Luz (Praça dos Leões), sede da Academia Cearense de Letras. Durante a reunião a escritora Gilda Freitas proferirá palestra subordinada ao tema “Filosofia e Literatura de mãos dadas – Clarice Lispector dialoga com a filosofia.”

Barros Alves é jornalista e poeta

Nicolau Araújo

Nicolau Araújo

Nicolau Araújo é formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará, especialista em Marketing Político e com passagens pelo O POVO, DN e O Globo, além de assessorias no Senado, Governo do Estado, Prefeitura de Fortaleza, coordenador na Prefeitura de Maracanaú, coordenador na Câmara Municipal de Fortaleza e consultorias parlamentares. Também acumula títulos no xadrez estudantil, universitário e estadual de Rápido.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pode te interessar:

Área de anúncio

Esta é uma área para anúncios ou CTA em tamanho 300x250px

Área de anúncio

Esta é uma área para anúncios ou CTA em tamanho 300x300px

Área de anúncio

Esta é uma área para anúncios ou CTA em tamanho 300x300px