A Coluna do Barros Alves

DESCOMUNICAÇÃO

Em vez do neologismo em epígrafe, bem que poderia ser concedida à administração de Fortaleza o vocábulo incomunicável. Não são poucos os comunicadores cearenses que sentem dificuldades em uma comunicação mais profissional e efetiva com o governo municipal. Ao que parece essa descomunicação se verifica em razão de algumas panelinhas que cercam o prefeito Sarto. De caráter identitário, inclusive. Em determinados momentos dá para se pensar que o núcleo de comunicação do prefeito Sarto está aparelhado para levar ao público uma imagem de um prefeito gay. Nada contra esse viés arco-íris nem contra a comunidade LGBTQIPN+. O problema reside na limitação intelectual dos que fazem a Comunicação da administração de Fortaleza. Espera-se que outras letras do alfabeto possam ser incluídas nesse processo, com vistas à saúde da transparência governamental da capital cearense.  

SART(R)IANOS

Por falar em saúde, eis que Prefeitura de Fortaleza e Estado andaram se digladiando em torno de verbas destinadas ao Centro Regional Integrado de Oncologia – CRIO. O problema chegou à Assembleia Legislativa do Ceará com ares de disputa eleitoral. Os deputados “sartianos” (poderiam ser ditos “sartrianos”) – Antônio Henrique, Cláudio Pinho e Queiroz Filho – acusam frontalmente o Estado de não cumprir com suas responsabilidades quanto à transferência de recursos na parte que lhe cabe nos convênios com o CRIO, para o devido tratamento de pessoas com câncer. Já a bancada de parlamentares situacionistas insiste em que as obrigações do Estado foram rigorosamente cumpridas e indagam para onde diabos foi o dinheiro que a prefeitura recebeu para a Saúde de Fortaleza que, a rigor, anda adoentada. No meio do imbróglio politiqueiro está o povo, em especial os pacientes com câncer que são tratados no CRIO e se viram no mato sem cachorro. Em tempo: os deputados “sartianos” têm total liberdade de escolha. Para defender o indefensável, inclusive.

ITATIRA

O deputado Almir Bié, quatro vezes prefeito de Itatira e atualmente deputado com assento na Assembleia Legislativa do Ceará, convida para os festejos aniversários de Itatira, a pequena e aprazível cidade situada no cocoruto da Serra do Machado. Apesar de encravado nos sertões mais adustos, por encontrar-se elevada no cimo da montanha, Itatira goza de ameno clima durante quase todos os meses do ano. Completa neste 22 de novembro 72 anos. Mercê do trabalho realizado pelas lideranças do município, sobretudo nos últimos 15 anos sob a orientação do deputado Almir Bié e de personalidades como o prefeito Zé Dival, Itatira tem alcançado bom nível de desenvolvimento sócio-econômico e melhorado o Índice de Desenvolvimento Humano – IDH. Nesta data tão importante para o povo itatirense, injusto seria esquecer o nome do vereador Paulo Ruberto (com “U” mesmo), cujo trabalho constitui forte contributo para o desenvolvimento do município. Desde ontem, sexta-feira, 17/11, até o dia 22, a população de Itatira participa de rica programação cultural para comemorar dignamente o aniversário do município.

OURIÇADOS            

Vereadores e candidatos do Partido Liberal em Fortaleza estão ouriçados. Uma banda segue orientação direta do Presidente da sigla, Acilon Gonçalves, prefeito do município do Eusébio, ex-deputado estadual, cuja esposa é deputada na Assembleia Legislativa. Tem lastro e um sentido pragmático da política partidária. Apesar do PL ser essencialmente um partido de oposição, quatro vereadores do partido – a líder da bancada Ana Aracapé,  Bruno Mesquita, Pedro Matos e Tia Francisca – são “acilonistas” e, grosso modo, dão sustentação à administração municipal do cirista José Sarto. Por outro lado, a vereadora Priscila Costa e o vereador Inspetor Alberto, direitistas raiz, querem distância da gestão Sarto. Os acilonistas ameaçam sair do partido. Difícil tarefa para Acilon Gonçalves acalmar os ouriçados. E o problema se agrava porque os principais prefeituráveis do partido – o deputado federal André Fernandes, o deputado estadual Carmelo Neto e a vereadora Priscila Costa – são adversários figadais de uma aproximação com Sarto.

LARGA ELE, FORTALEZA!

Oh, Fortaleza! Que pobre coitada!

Não és mais uma musa de bom tema,

Não mais inspiras um belo poema

Pois estás suja, feia, esburacada.

Tu que fostes bonita e afamada,

De belas praias, Terra de Iracema!

A beleza perdeste. És um problema.

Viraste uma megera desgrenhada.

É com tristeza atroz que digo isto!

Amar-te novamente eu não descarto,

Pois de ti, Fortaleza, não desisto.

Certo é que estou de tudo isso farto…

Mas, te peço Amor, por Jesus Cristo

Risca do teu caderno o Doutor Sarto!

Barros Alves é jornalista e poeta

Nicolau Araújo

Nicolau Araújo

Nicolau Araújo é formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará, especialista em Marketing Político e com passagens pelo O POVO, DN e O Globo, além de assessorias no Senado, Governo do Estado, Prefeitura de Fortaleza, coordenador na Prefeitura de Maracanaú, coordenador na Câmara Municipal de Fortaleza e consultorias parlamentares. Também acumula títulos no xadrez estudantil, universitário e estadual de Rápido.

Uma resposta

  1. Realmente há uma campanha pra desmoralizar o prefeito Sarto por traz das cortinas, acho até que parte pessoas que o conhecem bem, mas, são inconfiaveis, pela força do poder. Porém não esqueçamos o sacrossanto direito ao livre arbítrio, bem como opção pessoal. O nosso corpo pertence a nós, não de terceiros. Cgmidia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pode te interessar:

Área de anúncio

Esta é uma área para anúncios ou CTA em tamanho 300x250px

Área de anúncio

Esta é uma área para anúncios ou CTA em tamanho 300x300px

Área de anúncio

Esta é uma área para anúncios ou CTA em tamanho 300x300px