A Coluna do Barros Alves

DINO, O BÍBLICO

Flávio Dino, ministro da Justiça, tem usado como estratégia de marketing, citações bíblicas. Uma maneira de contrapor-se ao discurso cristão, do povo evangélico, majoritariamente antiesquerdista, antipetista e, consequentemente conservador e pró-bolsonarista. As falas do ministro Dino soam falsas e hipócritas, pois apesar dele dizer ser um “comunista graças a Deus”, marxismo e cristianismo não se coadunam, não se imbricam, não se misturam, nao se imiscuem; ao contrário, se rejeitam, se expelem, se excluem. Por outro lado, a militância evangélica contra esquerda está grávida de legitimidade. Dino tem usado a Bíblia também para desancar Israel, em face do conflito com Gaza. A atitude pouco diplomática do ministro comunista mereceu dura crítica em nota divulgada pela Confederação Israelita do Brasil. A entidade criticou o uso da Bíblia  para incitar o antissemitismo e o ódio contra os judeus. E pede equilíbrio e bom senso ao governo brasileiro.  Aí já é pedir demais ao balofo ministro comuna.

CONTROVÉRSIA 

A Assembleia Legislativa do Ceará viveu um momento deveras controverso nesta quinta-feira, 16/11. Durante apreciação de Mensagem do governo que cria a gratuidade da passagem para trabalhadores dos Municípios da Região Metropolitana, com exceção de Fortaleza. Ou seja, são contemplados com o passe livre os trabalhadores que moram nos município circunjacentes e trabalham em Fortaleza. O mesmo não ocorre com que mora na capital e trabalha em outro município da RM. Em torno do assunto o debate acalorou-se, provocado por requerimento de urgência para a matéria, apresentado à Mesa pela deputada Dra Silvana. A bancada da situação, depois de alardear a importância da Mensagem, chiou em face da propositura da parlamentar do PL e encaminhou votação contrária, alegando a inoportunidade da petição porque só o presidente da Casa e não da sessão poderia aceitá-la. Ironicamente a sessão estava sendo presidida pelo deputado Carmelo Neto, jovem parlamentar da oposição.

COMPETÊNCIA DESRESPEITADA

A complicação maior na apreciação da matéria governamental ficou por conta da competência do presidente da sessão, não da essência da mensagem, sobre a qual todos concordam com a importância. Os argumentos da situação de que só o “presidente da Assembleia Legislativa”, Evandro Leitão, tem competência para receber requerimento de urgência  para matéria em apreciação, não convencem. Ou, antes, sendo objeto de interpretação de dispositivo regimental, só  será dirimido por uma decisão judicial. Na verdade, segundo meu modesto entendimento, o presidente da sessão é o presidente da Assembleia Legislativa, naquele momento. Não do poder com seus órgãos administrativos,  mas do poder com poderes legislativos plenos, para ser pleonástico. A Assembleia Legislativa é, a rigor, o Plenário do Parlamento, onde se assentam os representantes do povo cearense com poderes constitucionais para deliberar sobre quaisquer assuntos pertinentes ao Estado. Sobretudo  quando se trata da economia interna do Plenário. Isto significa dizer que qualquer decisão plenária cabe num primeiro momento ao presidente da sessão, como é o caso do recebimento de proposições que tratem de urgência; e, num segundo momento, o Plenário decide soberanamente. Em face dessa soberania e artifício regimental, a sessão foi encerrada. Mas, a dúvida sobre a autonomia do presidente da sessão ter sido desrespeitada ainda paira no ar.

EXPOSIÇÃO E VIOLÃO 

O Museu da Imagem e do Som do Ceará-MIS, realiza solenidade de abertura   da exposição *“Quando o sertão ganhou o mar – A obra de Humberto Teixeira”*, neste sábado, 18/1, às *18h*, na Praça do MIS. Às 19h, haverá show de Nonato Luiz, o conhecido e premiado violonista cearense. Uma excelente agenda cultural.  Programação aberta ao público, gratuita.

LITERATURA E CINEMA

Nesta sexta-feira, 17/11, a Assembleia Legislativa do Ceará presta homenagem a poetas, escritores e cineastas,, em sessão solene que ocorrerá às 17h, no Plenário Treze de Maio. A realização do evento foi requerida pela deputada Dra Silvana, para comemorar o Dia da Literatura Cearense e o Dia do Cinema Cearense. O professor, escritor e cineasta Régis Frota será o orador representando os agraciados.

HOMENAGEADOS 

Na sessão solene que prestará homenagem a literatos e cineastas, serão agraciados pela Assembleia Legislativa do Ceará os seguintes nomes:

1. Leda Maria –  jornalista, escritora, cinéfila.

2. Eliézer Rodrigues – Jornalista, escritor.

3. Luís Sérgio Santos – Jornalista, escritor.

4. Aderbal Simões Nogueira cineasta,  documentarista.

5. Francisco Eudes de Souza – escritor, historiador.

6. Francisco Santamaria Mont’Alverne  Parente –  pesquisador de Cinema,  cinéfilo.

7. Glauber Santos Paiva – Médico, pesquisador, documentarista, cinéfilo.

8. José Cláudio Nogueira Carneiro –  desembargador, escritor, cinéfilo.

9. Antônio Enéas Filho –  poeta, escritor. Da Academia Camocinense de Letras.

10. Pedro Bezerra de Araújo – Poeta, escritor. Da Academia Cearense de Literatura e Jornalismo 

11. Francisco Araquém de Vasconcelos Alvaçã – poeta, escritor. Da Academia Santanense de Letras (Santana do Acaraú).

12. Academia Dáulia Bringel de Literatura e Retórica

13. Pedro Paulo Paulino – Poeta, radialista. Da Academia Canindeense de Letras.

14. Grupo Chocalho de Literatura (poeta Auriberto Cavalcante).

15. Jefferson Peixoto do Carmo – Escritor, cineasta.

16. Valmir Pontes Filho – jurista, professor, escritor

17. Márlio Fábio Pelosi Falcão – escritor, historiador

18. Laécio Noronha Xavier – advogado, professor, escritor.

 19. Evandro Menezes –  professor, pesquisador Cinema. Da Academia Cearense de Cinema 

20. Josafá Rebouças – professor, escritor.

Barros Alves é jornalista e poeta

Nicolau Araújo

Nicolau Araújo

Nicolau Araújo é formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará, especialista em Marketing Político e com passagens pelo O POVO, DN e O Globo, além de assessorias no Senado, Governo do Estado, Prefeitura de Fortaleza, coordenador na Prefeitura de Maracanaú, coordenador na Câmara Municipal de Fortaleza e consultorias parlamentares. Também acumula títulos no xadrez estudantil, universitário e estadual de Rápido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pode te interessar:

Área de anúncio

Esta é uma área para anúncios ou CTA em tamanho 300x250px

Área de anúncio

Esta é uma área para anúncios ou CTA em tamanho 300x300px

Área de anúncio

Esta é uma área para anúncios ou CTA em tamanho 300x300px