A Coluna do Barros Alves

DE OLHO NAS PREFEITURAS

Alguns políticos cearenses com mandato parlamentar em nível estadual e federal estão de olho na prefeitura de Fortaleza  e na administração de outros municípios cearenses. Não só com o olhar fiscalizador, sempre a procura de algum defeito na seara do adversário, mas com aquele olhar pidão, como diz o matuto. Voto é o que já começaram a pedir de forma discreta, enviesada às vezes; outras nem tanto. O senador Eduardo Girão é o primeiro da fila. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Evandro Leitão,  só pensa no Palácio João Brígido, sede da prefeitura de Fortaleza. Livre para voar do PDT,  cujos dirigentes se entredevoram no Ceará, é  um dos mais fortes nomes para enfrentar o ex-correligionário José Sarto, atual titular da cadeira. No comando da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão se atém com desenvoltura e se empenha em ampliar os serviços que a Casa presta, para além dos limites institucionais do legislar e fiscalizar. Leitão poderá ir para o PT, para o PSB de Eudoro Santana; para o Republicanos de Chiquinho Feitosa ou mesmo para o MDB de Eunício Oliveira. A rigor tanto faz. Todas essas siglas são atualmente caudatárias do Palácio da Abolição, satélites do PT. Resta saber se Leitão terá apoio do governador Elmano ou se o PT vai de Luizianne. Só consultando bola de cristal.

PELO NOVO

Filiado ao Partido Novo e militando no campo oposicionista nas três instâncias de poder, o Senador Eduardo Girão é outro forte candidato que pretende disputar as eleições em Fortaleza. Nesse caso a situação é um tanto complexa. No campo da oposição o Capitão Wagner, do União Brasil, está bem vivo e com um bom cabedal de aceitação popular. Paralelamente dois outros nomes disputam a indicação do Partido Liberal para a disputa pela prefeitura de Fortaleza. Os jovens deputados Carmelo Neto, estadual; e André Fernandes, federal; ambos campeões de voto, não negam o desejo de encabeçar a chapa de oposição mais à direita do espectro político-ideológico na capital cearense. Provavelmente, um dos dois será candidato a prefeito, o outro a vice. Mas, não esqueçamos que há duas mulheres nesse páreo conservador: as deputadas Marta Gonçalves e Silvana Oliveira, as mais votadas do partido, que podem compor a chapa do PL.

POLÍTICA DINÂMICA 

É senso comum que a política é dinâmica e disso deu demonstração o ex-governador Gonzaga  Mota em momento grave da vida nacional, sendo atribuída a ele essa frase sobre a maleabilidade dos políticos para negociações e acordos partidários. Todo o quadro acima exposto  pode ser profundamente modificado em face de conversações entre as citadas lideranças e dirigentes dos partidos envolvidos na disputa. Isso vale sobretudo para os pretensos candidatos da oposicionistas. Águas vão rolar.

SARTO VAI À GUERRA

O Prefeito José Sarto, acusado durante a primeira metade do mandato de incompetência, de absenteísmo, de inapetência para a gerência administrativa, parece ter acordado da letargia. Talvez a briga interna no PDT tenha dado ânimo a Sarto para enfrentar críticas e adversários. Voltou a politicar com entusiasmo, sobretudo em relação às lideranças comunitárias que ele vem conhece, pois exerceu vários mandatos de vereador, tendo sido presidente da Câmara Municipal de Fortaleza e da Assembleia Legislativa do Ceará. Pari passu com a ação essencialmente política, começaram os investidos em obras nas quais serão despejados alguns bilhões de reais. Macaco velho, Sarto deixou pra investir pesado às vésperas do pleito. Com efeito, dinheiro é o que não falta em ano eleitoral.

MARACANAÚ E PACATUBA

Dois outros deputados devem ser postulante a cargos prefeitorais na eleição do próximo ano. Firmo Camurça, duas vezes prefeito de Maracanaú e com larga experiência gerencial e legislativa, tem realizado um trabalho cotidiano com vistas a conquistar a prefeitura de Pacatuba. Já o deputado Lucinildo Frota, que exerceu mandato de vereador em Maracanaú e chegou ao Parlamento estadual no último pleito, é candidato à sucessão municipal naquele município. Tem usado a tribuna da Assembleia Legislativa para enviar claros e diretos recados à população e aos adversários. Será, sem dúvida, candidato.

Barros Alves é jornalista e poeta

Nicolau Araújo

Nicolau Araújo

Nicolau Araújo é formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará, especialista em Marketing Político e com passagens pelo O POVO, DN e O Globo, além de assessorias no Senado, Governo do Estado, Prefeitura de Fortaleza, coordenador na Prefeitura de Maracanaú, coordenador na Câmara Municipal de Fortaleza e consultorias parlamentares. Também acumula títulos no xadrez estudantil, universitário e estadual de Rápido.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pode te interessar:

Área de anúncio

Esta é uma área para anúncios ou CTA em tamanho 300x250px

Área de anúncio

Esta é uma área para anúncios ou CTA em tamanho 300x300px

Área de anúncio

Esta é uma área para anúncios ou CTA em tamanho 300x300px