Artigo – Ciro Gomes e o bezerro de ouro

“Salmito tem muito a oferecer não somente a Fortaleza, mas também ao Ceará”. A fala do ex-governador e ex-ministro Ciro Gomes, em agosto de 2016, contradiz a fala do ex-governador e ex-ministro Ciro Gomes, em outubro de 2023, ao afirmar “você, Salmito, baba tanto Camilo. Nem serve para candidato”. (*)

O discurso de ódio de Ciro é contraditório não somente nas palavras, mas, principalmente, pelos acontecimentos neste intervalo de sete anos.

Enquanto Salmito se reelegeu vereador para um quarto mandato consecutivo e em seguida presidente da Câmara Municipal de Fortaleza para um terceiro mandato, se elegeu e se reelegeu deputado estadual e assumiu este ano a pasta estadual do Desenvolvimento Econômico, Ciro proporcionou o maior vexame de um candidato cearense ao Palácio do Planalto, quando perdeu em seu próprio Estado para os dois primeiros colocados na eleição de 2022, algo que nunca havia ocorrido nas três últimas vezes em que disputou a presidência da República. Foram mais de 9,7 milhões de votos perdidos pelo país, em apenas quatro anos.

O homem que tinha soluções para a economia do Brasil passou a chamar a atenção com desconcertantes passinhos de break ao som de rap. Pior, era um período da campanha em que seu sério discurso sobre retomada da economia e combate à inflação seria tão necessário ao país, diante da disparada de preços na mesa do brasileiro. No momento que o trabalhador mais precisou, Cirão arregou. A eleição correu no quintal de Ciro, e ele trocou a seriedade do paletó e gravata pela bravata de um bonezinho e óculos espelhados. E as urnas foram implacáveis.

Fosse hoje o pífio desempenho, talvez Ciro voltasse a empregar seu discurso de ódio: você, eleitor, baba tanto Lula. Nem serve para votar.

Ciro vê futuro político em que o idolatra. Assim como um dia foi politicamente idolatrado por Salmito. Talvez, Salmito ainda o admire. Não tenho procuração para esse tipo de relação.

Cirão não debate olho no olho, a não ser quando representa em campanhas eleitorais. Agride para não ser agredido, mesmo que isso represente ações na justiça. Algumas financeiramente dolorosas. Mas o que importa é manter o ego invencível.

O ex-deputado estadual, ex-prefeito, ex-governador, ex-ministro, ex-deputado federal e ex-candidato a presidente não percebe que o seu tempo de liderança passou. Já não possui o brilho no olhar e as rugas pesam no rosto. Sequer consegue sustentar o largo sorriso. Cabelos nunca teve mesmo…

Mantém o dedo em riste contra o irmão mais novo Cid, na cobrança de uma vida inteira, não somente nas conquistas políticas. Ciro, no entanto, nunca perguntou sobre as dores que Cid teve que suportar em seus ombros para não decepcionar o irmão mais velho. Também se houve algum pacto com o diabo, como forma de manter os sonhos do primogênito de dona Maria José e de seu Euclides. Quem sabe, alguns desses acordos diabólicos levaram Ciro a acusar o irmão de desonesto.

Nos mandamentos do bezerro de ouro do Ceará, Ciro é amado e admirado por todos, por todas, por todes. Não ousar citar o nome de Ciro em qualquer situação em vão. Guardar os dias de convenções partidárias e eleições para Cirão. Honrar Ciro como exemplo de pai, de marido, de amigo, de cidadão, de político, de irmão. Não tentarás matar a imagem de Ciro. Não duvidar da sua masculinidade. Não furtar as ideias de Cirão, mesmo que você tenha os rascunhos originais. Nunca, em hipótese alguma, levantar falso testemunho contra Ciro. Não desejar o que Ciro deseja, tampouco cobiçar as coisas de Ciro.

Amém…

(*) Nota do autor do artigo: O Blog do Gambito apurou que, diferente ao que foi noticiado por parte da mídia local, Ciro Gomes na verdade teria dito “o Salmito foi vetado (a prefeito de Fortaleza) pelo Camilo e hoje ele é camilista”… Ao que Cid rebateu: “Não é verdade! Você e o Roberto Cláudio vetaram o Salmito para prefeito de Fortaleza em 2020. Enquanto eu e o Camilo defendíamos o Salmito para prefeito de Fortaleza. Quer que eu explique”?

Nicolau Araújo

Nicolau Araújo

Nicolau Araújo é formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará, especialista em Marketing Político e com passagens pelo O POVO, DN e O Globo, além de assessorias no Senado, Governo do Estado, Prefeitura de Fortaleza, coordenador na Prefeitura de Maracanaú, coordenador na Câmara Municipal de Fortaleza e consultorias parlamentares. Também acumula títulos no xadrez estudantil, universitário e estadual de Rápido.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pode te interessar:

Área de anúncio

Esta é uma área para anúncios ou CTA em tamanho 300x250px

Área de anúncio

Esta é uma área para anúncios ou CTA em tamanho 300x300px

Área de anúncio

Esta é uma área para anúncios ou CTA em tamanho 300x300px