A guerra enganosa das pesquisas de opinião

A serem verdadeiros os dados de pesquisa que conferem 51% de aceitação ao presidente Lula, temos, sim, de fato, razão de sobra para nos preocuparmos.

Não que se deva negar ou duvidar da retidão e honestidade da pesquisa, o que deverá ser avaliado por segurança e em respeito às repercussões que uma informação como esta pode trazer para as hesitações do eleitor despreparado.

Preocuparia e a todos inquieta caso esses dados fossem reais. Seria uma indicação desoladora sobre o discernimento do eleitor brasileiro e a sua rala capacidade de bem considerar e avaliar a grave situação política pela qual o Brasil atravessa. Mais, indicaria a credulidade do povo e a manipulação de notícias e do poder da mídia como fator preponderante da formação da opinião.

A quem não falte perspicácia e recursos para uma avaliação crítica da complicação em que nos enfiamos ou fomos enfiados, hão de ser lembradas as circunstâncias e a conjuntura que favoreceram o advento de ditaduras e da coorte de bondades praticadas pelos provisionadores da Pátria.

Em todos os cenários, esquecidos pelos novos democratas progressistas, estiveram presentes os mesmos procedimentos autoritários, as benesses para a pacificação dos descontentes, o controle monetário e ideológico da mídia, a cooptação das forças armadas, a cumplicidade dos intelectuais e da Igreja, e uma política social de concessões provisórias sem consequências outras que não fosse a de assegurar a adesão do povo.

As elites, assim chamadas as camadas da sociedade que controlaram sempre a política oligárquica do Brasil, anteciparam-se em proveito dos seus negócios e interesses — e grudaram na nova classe do poder.

Uma ditadura amadurece na medida em que os favores que pode compartilhar chegam aos desvalidos da sorte e ao povo em geral como anuncia de um futuro compensador…

Paulo Elpídio de Menezes Neto é cientista político, professor, escritor e ex-reitor da UFC

Nicolau Araújo

Nicolau Araújo

Nicolau Araújo é formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará, especialista em Marketing Político e com passagens pelo O POVO, DN e O Globo, além de assessorias no Senado, Governo do Estado, Prefeitura de Fortaleza, coordenador na Prefeitura de Maracanaú, coordenador na Câmara Municipal de Fortaleza e consultorias parlamentares. Também acumula títulos no xadrez estudantil, universitário e estadual de Rápido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pode te interessar:

Área de anúncio

Esta é uma área para anúncios ou CTA em tamanho 300x250px

Área de anúncio

Esta é uma área para anúncios ou CTA em tamanho 300x300px

Área de anúncio

Esta é uma área para anúncios ou CTA em tamanho 300x300px