A Coluna do Barros Alves – Ubajara Literária

Fiquei deveras feliz com a instalação da Academia Ubajarense de Letras e Artes -AULA. A sigla é icônica para esse centro de estudos literários e culturais daquela histórica, aprazível e acolhedora cidade da Ibiapaba. A convite do casal acadêmico Joaquim Aristides e Terezinha Moura, participei das reuniões preparatórias do grupo de escritores e artistas, cujo objetivo era a fundação de um sodalício de cultura nos moldes tradicionais. Daí surgiu a Academia Ubajarense de Letras e Artes. O sonho se tornou realidade. A AULA, sob a presidência do escritor e advogado Francisco Jácome Sobrinho, secretariada pelo poeta Manuel Messias Costa, tendo como tesoureira a empreendedora Terezinha Moura, percorrerá uma iluminada trajetória.  Disso não tenho dúvida. O diretor de comunicação e publicações, experiente e criativo Joaquim Aristides, meu amigo de longa data, é um sustentáculo para dar visibilidade à mais nova Arcádia do Ceará. Que, aliás, foi formalmente instalada pelo escritor e historiador Gilton Barreto, presidente do Instituto Literário Viçosense, uma personalidade culturalmente respeitável  na Região da Ibiapaba e no Ceará.

SACRAMENTADO

O deputado Evandro Leitão foi sacramentado petista nesta manhã em solenidade a que compareceram lideranças de uma dezena de importantes  agremiações partidárias do Ceará. A presença de Luizianne Lins no ato de filiação de Evandro Leitão ao PT dá uma ideia precisa de que o acordo para a escolha do candidato petista às eleições do próximo ano em Fortaleza já foi assinado. O PT terá um candidato cristão-novo como cabeça de chapa. Quero crer que haverá uma ampla composição partidária em torno do nome de Evandro Leitão. À Luizianne Lins deve ter sido prometido mundos e fundos para que desistisse da candidatura  à prefeita de Fortaleza. Qual será o futuro da loura? Como bem disse noutro cenário o ministro Armando Falcão: o futuro a Deus pertence.

JEITOSO

E deputado Evandro Leitão, como diz o matuto, é um cara jeitoso. Naturalmente um diplomata. Eu não falo de ouvir dizer. Em duas ocasiões em que estivemos em lados opostos, ele se comportou com imensa serenidade, enquanto eu me mantive em imensa teimosia. No final, entre mortos e feridos se salvaram todos. Ademais, nos meus 43 anos de Assembleia Legislativa afirmo sem problema que Evandro Leitão pode ser inscrito sem favor entre os bons presidentes da Casa. Tem qualidades políticas e pessoais, como um bom carisma. Não tenho nem ligações nem simpatia alguma pelo partido a que ele se filiou. Falo do homem e seu estilo. Como dizia Buffont, “l’homme c’est  l’estyle même”.

CHAPA PURA

É natural que haja uma tendência de negociações entre partidos políticos com vistas a eleições. Nos municípios onde a legislação permite a disputa em segundo turno essas negociações tendem a ser apenas uma conversa prévia, de boa vizinhança, para uma união em um possível segundo turno. Os partidos preferem estreitar o mínimo uma coligação no primeiro turno ou bater chapa pura, ou seja, cabeça de chapa, candidatos a prefeito e a vice  do mesmo partido. Esse parece ser o caminho do Partido Liberal. Pelo menos, a defesa da chapa pura, bolsonarista,  está sendo feita pela deputada Dra. Silvana, líder do PL na Assembleia Legislativa do Ceará. “Esta é uma forma de conhecermos quem de fato está alinhado com nosso projeto político e não apenas sendo oportunista,” sentenciou a parlamentar em pronunciamento na tribuna da Assembleia.

Barros Alves é jornalista e poeta

Nicolau Araújo

Nicolau Araújo

Nicolau Araújo é formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará, especialista em Marketing Político e com passagens pelo O POVO, DN e O Globo, além de assessorias no Senado, Governo do Estado, Prefeitura de Fortaleza, coordenador na Prefeitura de Maracanaú, coordenador na Câmara Municipal de Fortaleza e consultorias parlamentares. Também acumula títulos no xadrez estudantil, universitário e estadual de Rápido.

4 respostas

  1. Parabéns a linda Ubajara terra do meus muito saudosos amigos, o genial Dário Macedo e seu irmão Edgar. Quanto criticam o Moro por estar tentando salvar-se politicamente porque infelizmente a direita critica mas abandona todos em dificuldades, eu critico o Evandro por meramente tentar aproveitar o sucesso de um partido de aventureiros.

  2. Meu nobre Barros. Cada vez mais se garantindo com um criterioso e exímio observador do cotidiano do nosso Ceará. Da Política ä Arte , passando pela religião e desembocando na História e folclore Cearense, com desenvoltura e propriedade, demarcou espaço e respeito da imprensa tupiniquim, independente de campo ideológico. Um abraço FORTE e saudações Itapajeense!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pode te interessar:

Área de anúncio

Esta é uma área para anúncios ou CTA em tamanho 300x250px

Área de anúncio

Esta é uma área para anúncios ou CTA em tamanho 300x300px

Área de anúncio

Esta é uma área para anúncios ou CTA em tamanho 300x300px