A Coluna do Barros Alves

NÃO VAI, NÃO!

O presidente Lula não vai a Buenos Aires  comparecer à posse de Javier Milei, no domingo. O Brasil será representado pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. Diante do número de chefes de Estado situados à direita no espectro político-ideológico, bem como da quantidade de  bolsonaristas que já estão na capital argentina para posse do presidente Milei, o petista tremeu na base. Seria mesmo temerário para Lula. Ele não seria bem recebido pela massa de pessoas que estarão na festa democrática e desejam ver comunistas pelas costas. Ou seja, Lula não vai à posse de Milei com medo.  Seria um corpo estranho no ambiente.

CANDIDATOS 

Mais dois deputados anseiam trocar o Parlamento estadual pelo comando de uma prefeitura. No caso, os dois desejam a mesma prefeitura, a de Maracanaú. Numa confirmação da dinamicidade da política, os deputados Júlio César e Lucinildo Frota, antes adversários na política local, agora ensaiam passos para dançar a mesma música. O adversário é o atual prefeito Roberto Pessoa. Júlio e Lucinildo podem sair candidatos em campanhas separadas, mas o provável é que se coliguem para juntos enfrentar o grupo que está à frente da prefeitura. Ambos têm consciência que Roberto Pessoa é osso duro de roer.

DINAMICIDADE

A dinâmica da política em Maracanaú afastou o deputado Lucinildo do grupo liderado pelo prefeito Roberto Pessoa, colocando-o em rota de aliança com o então adversário Júlio César Costa Lima, pai do deputado do mesmo nome. Julinho deverá receber substancial apoio do governo do Estado para uma candidatura a prefeito. Durante a Legislatura passada cumpriu dedicadamente a missão de líder do governo e agora é presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa. No Parlamento, Lucinildo Frota também se alinha com Julinho na defesa dos interesses do governo.

NO CRAVO E NA FERRADURA

A situação em Maracanaú se complica exatamente no quesito alinhamento com o governo estadual. Roberto Pessoa havia se tornado um crítico figadal do governo quando se grande adversário, Ciro Gomes, detinha lá um bom naco de poder. Depois da briga no PDT envolvendo os irmãos FGs, e o consequente desembarque de Ciro do governo, Roberto Pessoa iniciou um flerte com o governo de Elmano de Freitas, que pode terminar em namoro e até em casamento. Por seu turno, a deputada federal Fernanda Pessoa, filha de Roberto, em Brasília tem votado de forma alinhada com o governo petista. Resta saber se em Maracanaú o governador Elmano vai apoiar a candidatura de Júlio César ou a de Roberto Pessoa. Ou ambas. Ou nenhuma. É esperar pra ver. 

CONSERVADORISMO

O Partido Conservador conseguiu uma vitória depois de vários anos de esforços. Conseguiu aprovação pelo TSE e consequente  registro do  seu Estatuto com publicação no Diário oficial da União.

O Estatuto do partido destaca a importância da igualdade, verdade e justiça na prática política, reconhecendo todos os indivíduos como criações de Deus e, portanto, merecedores de tratamento igual e fraterno. A não discriminação e a preponderância da verdade e justiça dentro dos limites da lei são pilares fundamentais do partido. Além disso, o Conservador dá ênfase à participação popular na administração pública, incentivando a criação de conselhos e associações de classe para promover a transparência e combater a corrupção.

Barros Alves é jornalista e poeta

Nicolau Araújo

Nicolau Araújo

Nicolau Araújo é formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará, especialista em Marketing Político e com passagens pelo O POVO, DN e O Globo, além de assessorias no Senado, Governo do Estado, Prefeitura de Fortaleza, coordenador na Prefeitura de Maracanaú, coordenador na Câmara Municipal de Fortaleza e consultorias parlamentares. Também acumula títulos no xadrez estudantil, universitário e estadual de Rápido.

2 respostas

  1. Barros Alves, o presidente Lula, também conhecido por Pinóquio brasileiro por ser um mitômano compulsivo, não foi para a posse do Milei com medo de ser hostilizado. Na diplomacia mundial, pelo seu excesso de bobagens e contradições, ele ficou conhecido como anão diplomático.
    Veja, após suas mentiras e contradições ditas na COP28, ele passou a ser conhecido como o ambientalista pigmeu.
    Por sinal, se alguém chamar o Lula de mentiroso, estará cometendo um pleonasmo desnecessário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pode te interessar:

Área de anúncio

Esta é uma área para anúncios ou CTA em tamanho 300x250px

Área de anúncio

Esta é uma área para anúncios ou CTA em tamanho 300x300px

Área de anúncio

Esta é uma área para anúncios ou CTA em tamanho 300x300px