A Coluna do Barros Alves

EXAUSTIVO DEBATE

Deputados reunidos na Assembleia Legislativa do Ceará debatendo matérias relevantes para o povo cearense, se estende hoje desde a manhã por toda a tarde. Divergências entre governistas e oposição é a nota que faz assomar a democracia no Parlamento. Ambas as bancadas têm o Regimento Interno da Casa para normatizar o debate. Porém,  a bancada da situação, com ampla maioria e toda a Mesa Diretora, dispõe de maiores possibilidades de  vitória nas votações.  E usa essa maioria para muitos artifícios que deixam a minoria a espernear.

VEM E VAI 

A Mensagem governamental que hoje foi objeto do maior tempo de discussão já havia sido motivo de acirrados debates na semana passada. Trata-se de propositura governamental instituindo o Programa VAI-E-VEM, que fornece passagem gratuita aos trabalhadores de municípios da Região Metropolitana que trabalham em Fortaleza. Num primeiro momento não contemplava os trabalhadores de Fortaleza que trabalham em municípios circunvizinhos da capital.  Na verdade, inicialmente, o programa era de fato vem e vai.

VAI E VEM

A oposição, como soe ocorrer, apresentou emenda incluindo Fortaleza no Programa “vem e vai”, proporcionando o benefício do ir e vir com passagem gratuita no transporte coletivo. Apesar de todos serem a favor da Mensagem do governo, a bancada situacionista se viu num beco sem saída, qual seja a concretude do fato de que a oposição é a mãe do benefício para o povo de Fortaleza. Veio a confusão e o veto político. O presidente da Assembleia, deputado Evandro Leitão, apresentou emenda idêntica à da oposição. Foi aprovada. Mas, ficou claro que foram os deputados de oposição que tiveram a ideia surrupiada pelo deputado Evandro Leitão, que formalmente ganha os louros. Leitão é candidato a prefeito de Fortaleza. A ele interessa ser o pai do programa no que diz respeito à população de Fortaleza.

DISPUTA ELEITORAL 

A emenda que o deputado Evandro Leitão apresentou à mensagem do governo, ao incluir benefícios de passagem gratuita aos fortalezenses que  trabalham em municípios  da Região Metropolitana, assegurou a completude do termo de batismo do programa: vai e vem. Fica evidente que a maioria passou a perna na minoria. Deputados revezaram-se na tribuna elogiando a emenda do presidente da Alece. Aqueles mesmos deputados que criticaram a emenda da oposição, emenda do mesmo teor e apresentada em primeiro lugar. O fato concreto é que o governador  enviou a Mensagem sem beneficiar os trabalhadores de Fortaleza, exatamente para dar oportunidade a  que o deputado Evandro Leitão, notório candidato a prefeito, apresentasse a tal emenda. Enfim, a Assembleia Legislativa já é campo de disputa política com vista às eleições do próximo ano.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO 

Ontem à noite, no Ideal Clube, reuniu-se a nata da intelectualidade cearense para prestigiar o professor Paulo Elpídio de Menezes Neto, que lançou obra em dois volumes intitulada CONVERSA DE LIVRARIA. Casa cheia. Ressalto a fala do secretário Artur Bruno, na solenidade representando o governador do Estado. Artur, petista raiz,  defendeu a liberdade plena de criação intelectualidade e exaltou com  entusiasmo a liberdade de expressão, condição “sine qua non” para o exercício da literatura. Fiquei a matutar com os meus botões que o caval(h)eiro   Artur ultrapassou o limite a representação oficial e falou por si, não em nome do governador. O petismo não anda bem das pernas em termos de defesa das liberdades públicas, em especial a livre expressão do pensamento, que a cada momento,  sob o governo  lulocomunopetista, está sendo castrada, tolhida, vilipendiada.

LANÇAMENTOS

Logo mais, no Oásis Atlântico Hotel, o ex-deputado Onix Lorenzoni lança livro sobre o governo Bolsonaro, ao qual serviu como ministro de Estado. Lorenzoni, grande conhecedor dos escaninhos do poder central, foi estimulador inicial e um dos protagonistas na articulação da candidatura vitoriosa de Bolsonaro em 2018. A palestra de Lorenzoni se inicia às 19h. No mesmo horário,  no Ideal Clube, o poeta Juarez Leitão relança o livro SÁBADO ESTAÇÃO DE VIVER, um resgate da literatura e da boêmia de Fortaleza, desde os primórdios até  dias mais recentes.

GERAÇÃO FAMILIAR

Amanhã,  a partir das 8h30min,  no Auditório da FIEC, a jornalista Leda Maria comanda a 6ª edição do Seminário GERAÇÃO FAMÍLIA. Do evento participarão conferencistas do melhor quilate,  os quais discorrerão sobre temas importantes para o exercício cotidiano do trabalho e do saber viver, tais como empreendedorismo, longevidade e empresa familiar, inteligência artificial; saúde, sexo e sucesso; prosperidade, felicidade e autocuidado. Um seminário de suma importância, sem dúvida.

Barros Alves é jornalista e poeta

Nicolau Araújo

Nicolau Araújo

Nicolau Araújo é formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará, especialista em Marketing Político e com passagens pelo O POVO, DN e O Globo, além de assessorias no Senado, Governo do Estado, Prefeitura de Fortaleza, coordenador na Prefeitura de Maracanaú, coordenador na Câmara Municipal de Fortaleza e consultorias parlamentares. Também acumula títulos no xadrez estudantil, universitário e estadual de Rápido.

Uma resposta

  1. Meu nobre confrade, CABA BOM, vai buscar o ninho dos petetes, onde só existe democracia nos livros antigos. Arthur é um menino bom, mas, como Chico, nasceu PT, vive PT e vai morrer PT. Acho estamos mergulhando para o fundo do poço, as saídas aqui no Ceará, estão cada vez mais estreitas. Por isso que pessoas inteligentes daqui tem grande oposição e problemas, o quadro eleitoral demonstra claramente isto. Grd abraço Cgmidia Carlos Gomes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pode te interessar:

Área de anúncio

Esta é uma área para anúncios ou CTA em tamanho 300x250px

Área de anúncio

Esta é uma área para anúncios ou CTA em tamanho 300x300px

Área de anúncio

Esta é uma área para anúncios ou CTA em tamanho 300x300px