Cortes Da Hora – Nós vamos de Valim

O Estadão trouxe matéria dizendo que tarifa zero promete dominar as eleições de 2024. Bandeira do movimento Passe Livre, estopim das manifestações de junho de 2013 e que culminou no impeachment de Dilma, já é realidade em 72 cidades. Entre elas, destaca-se Caucaia, a número um, até então, no maior número de pessoas beneficiadas com o passe livre nos ônibus urbanos.

Caucaia é o município com maior número de beneficiários.

A maioria das cidades que oferecem o benefício se encontra nas regiões Sul e Sudeste. No Nordeste, apenas três. Todas elas do Ceará. Eusébio, desde 2011, Aquiraz (2018) e Caucaia, desde 2021. Promessa de campanha de Elmano, o seu projeto só saiu do papel depois que Sarto lançou o Passe Livre, que está em seus primeiros dias. O Vai e Vem, do governo estadual, beneficia o deslocamento de estudantes da rede metropolitana com destino a Fortaleza. Mas tinha um vício de percurso, o benefício não se estendia ao fortalezense que fizesse a trajetória inversa.

Parecia um erro grosseiro de quem governa para todos os cearenses. Mas era jogada ensaiada para permitir a entrada no jogo do ex-presidente do Ceará Sporting Clube e atual presidente da Assembleia, Evandro Leitão, com uma perna fora do PDT e o focinho adentrando o PT para disputar as eleições de Fortaleza. Ao vir a vulnerabilidade na mensagem do governo, os atentos atletas da oposição tentaram se antecipar, apresentando emendas, rejeitadas por vício de origem, pois traziam despesas para o governo.

Mas eis que uma emenda, mesmo com vício semelhante, é apresentada, aprovada e aceita pelo governo. Autor: Evandro Leitão. O governador deu passe, para o presidente chutar enquanto a bola quicava na área dos adversários. E vai querer tirar proveito ao correr para a torcida de jovens estudantes fortalezenses para comemorar o gol com eles, lhes garantindo o passe livre no transporte intermunicipal.

Enquanto governador do Estado e prefeito de Fortaleza se debatiam para ver quem lançava o projeto primeiro (Sarto venceu por pontos), Vitor Valim, em Caucaia, já tinha engatada a quarta. Projeto Bora de Graça vai de vento em popa e caiu nas graças do povo. Enquanto comentava na TV União, a jornalista Rochelle Roldão disse que pessoas de Caucaia, quando vão pegar o ônibus, sabendo que não vão pagar passagem, já estão dizendo “Nós vamos de Valim”.

A frase, espontânea, é um achado para o marketing eleitoral. Os publicitários costumam tirar frases da cartola na tentativa de aderência popular. Aqui, temos uma de graça, como a passagem, vinda do povo. O nome do prefeito ajuda. É um vale, um voucher. Um valinho para andar de ônibus. Tem o valor do diminutivo e também do carinho. Não é um achado? “Nós vamos de Valim” vale por um passeio.


Assista ao comentário, recorte do programa Da Hora, veiculado na TV União nesta segunda-feira (27/11):

Luciano Cléver

Luciano Cléver

Jornalista formado pela UFC, em 1988, coordenou o núcleo de comunicação da Caixa por 18 anos, trabalhou como repórter na Gazeta Mercantil, no Diário do Nordeste como secretário de redação, editor do jornal Expresso do Norte (Sobral), foi editor do portal do Sistema Paraíso. Está à frente do programa de rádio Café com Cléver, veiculado na rádio Paraíso FM (Sobral). E nas redes sociais (Youtube.com/@cafecomclever). É comentarista na TV União. Cristão, apaixonado por cinema, vinho e xadrez.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pode te interessar:

Área de anúncio

Esta é uma área para anúncios ou CTA em tamanho 300x250px

Área de anúncio

Esta é uma área para anúncios ou CTA em tamanho 300x300px

Área de anúncio

Esta é uma área para anúncios ou CTA em tamanho 300x300px