CORTES DA HORA – População vê o Supremo como casa política

Aos olhos da população, o STF virou uma casa política. Essa é a conclusão do jornalista Carlos Alberto di Franco, em artigo publicado no Estadão, do último dia 13, sob o título “STF – protagonismo e privilégio”. Ele arremata: “Quando o STF tem excesso de protagonismo na mídia, boa coisa não é.”

Juízes, principalmente nas cortes supremas, têm como tradição um comportamento discreto, recatado. Suas falas só são manifestadas nos autos. Já no Brasil, principalmente depois da TV Justiça, com as transmissões ao vivo das sessões, a vaidade das vaidades togadas, diante da exposição, exacerbou-se.

A benfazeja transparência, atributo inerente à administração pública, não foi bem administrada pelos ministros. Troca de alfinetadas, indiretas entre si e até troca de ofensas, foram apequenando o Supremo. Quem não lembra da antológica discussão entre Barroso e Gilmar Mendes, em pleno plenário? Um acusando o outro, cada um com sua razão.

Mais e mais, foram-se expondo. Sem o menor pejo, sem um mea culpa sequer, o ministro que hoje ocupa a cadeira da presidência do STF vai a um evento político, empolga-se e revela predileção por ideologia. Quem achava que o “Perdeu, Mané” era o cúmulo, viu que o buraco do poço ia até mais embaixo: “Vencemos o bolsonarismo”.

O boquirroto Barroso não perde uma oportunidade de aparecer na mídia, com caras e bocas e voz aveludada, com tom iluminista, a compartilhar sua sabedoria com os pobres mortais. Talvez seja o mau de uma geração da ostentação, das mídias sociais, que gosta de se amostrar. Daqui a pouco, Barroso aparece fazendo uma dancinha para viralizar no Kawai e TikTok.


Veja comentário publicado na TV União, no programa Da Hora, do último dia 13, com apresentação de Rochelle Roldão e Gabriel Viana:

#cafecomclever #lucianoclever #jornalismo#stf#barroso#tiktok#perdeumane#dancinha

Luciano Cléver

Luciano Cléver

Jornalista formado pela UFC, em 1988, coordenou o núcleo de comunicação da Caixa por 18 anos, trabalhou como repórter na Gazeta Mercantil, no Diário do Nordeste como secretário de redação, editor do jornal Expresso do Norte (Sobral), foi editor do portal do Sistema Paraíso. Está à frente do programa de rádio Café com Cléver, veiculado na rádio Paraíso FM (Sobral). E nas redes sociais (Youtube.com/@cafecomclever). É comentarista na TV União. Cristão, apaixonado por cinema, vinho e xadrez.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pode te interessar:

Área de anúncio

Esta é uma área para anúncios ou CTA em tamanho 300x250px

Área de anúncio

Esta é uma área para anúncios ou CTA em tamanho 300x300px

Área de anúncio

Esta é uma área para anúncios ou CTA em tamanho 300x300px