OAB enfim acorda e enfrenta o STF

Depois de longo e tenebroso período de hibernação, a OAB acorda e enfrenta as arbitrariedades do STF, que impedem a ampla defesa garantida pela Constituição. A pauta do dia é a sustentação oral, negada pela corte, fundamentado em seu regimento interno, que tem força de Lei, mas não pode sobrepujar a Carta Maior.

Num horizonte em que imaginavam riscos à democracia, o STF desviou-se do Direito. Assumiram o papel de políticos e atuaram dentro de um conjunto de excepcionalidades. Usurpou as funções dos outros poderes, desdenhou do Ministério Público, distorceu o sistema acusatório e desconheceu as prerrogativas dos advogados.

Esse volume de atuação anticonstitucional só se costuma ter notícia nas tiranias. Mas contaram com o beneplácito da imprensa e dos supostos democratas, que acham que a democracia é relativa. Corroboram a frase do brilhante Millor: “Democracia é quando eu mando em você, ditadura é quando você manda em mim”.

O Supremo resolveu levar para o plenário virtual os julgamentos dos envolvidos nos atos de 8 de janeiro. Como os ministros não têm competência para julgar quem não tem foro privilegiado, resolveram dar continuidade às ações da corte fora da Lei.

A OAB reagiu diante da afronta às prerrogativas do advogado: “O julgamento virtual compulsório, sem a concordância das partes, viola o devido processo legal, i contraditório e o direito de defesa”. Mesmo assim, Moraes barrou o pedido da Ordem, sustentando que o regimento interno permite o descumprimento da lei.

O presidente da OAB reagiu, dizendo que era uma preocupante supressão de direitos, previsto no artigo 5 da CF. O presidente chamou a atenção para o óbvio. Regimento interno tem força de lei para regular os tribunais, não para afrontar a Lei.


Assista ao comentário, um recorte do Café com Cléver, programa veiculado nas rádios:
Paraíso FM (Sobral)
Pioneira AM (Forquilha)
FM Cultura (Aracatiaçu)
Brisa FM (Tianguá)
:

#cafecomclever #lucianoclever #jornalismo#oab#sustentacaooral#plenariovirtual#stf#prerrogativa

Luciano Cléver

Luciano Cléver

Jornalista formado pela UFC, em 1988, coordenou o núcleo de comunicação da Caixa por 18 anos, trabalhou como repórter na Gazeta Mercantil, no Diário do Nordeste como secretário de redação, editor do jornal Expresso do Norte (Sobral), foi editor do portal do Sistema Paraíso. Está à frente do programa de rádio Café com Cléver, veiculado na rádio Paraíso FM (Sobral). E nas redes sociais (Youtube.com/@cafecomclever). É comentarista na TV União. Cristão, apaixonado por cinema, vinho e xadrez.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pode te interessar:

Área de anúncio

Esta é uma área para anúncios ou CTA em tamanho 300x250px

Área de anúncio

Esta é uma área para anúncios ou CTA em tamanho 300x300px

Área de anúncio

Esta é uma área para anúncios ou CTA em tamanho 300x300px