A Coluna do Barros Alves

BRINCADEIRA JURÍDICA 

Essa coisa do “politicamente correto” tomou proporções de psicopatia.  O desembargador Ney Belo, do Tribunal Regional Federal – TRF-1, conseguiu convencer seus pares de que Felipe Martins, ex-assessor do presidente Bolsonaro é  racista, mesmo o acusado tendo sido absolvido em primeira instância depois de provar à sociedade que o gesto feito durante uma entrevista do então ministro Ernesto Araújo, das Relações Exteriores  não foi um gesto racista, caro ao “White Power”,  movimento supremacista norte-americano.

O desembargador reformou a sentença e determinou que o ex-assessor de Bolsonaro seja investigado por racismo. Caso continuem essas brincadeiras de mau gosto no âmbito do Poder Judiciário, acometido do modismo do besteirol “politicamente correto” só quem perde é o Judiciário, porque vai-se autodesmoralizando. E a Justiça deixa de existir onde os tribunais se quedam anti esses modismos corrompidos por ideologias malsãs.

DESEMBARGADOR PUNIDO

Há poucos dias o desembargador Adriano Roberto Linhares Camargo, do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, defendeu a extinção da Polícia Militar daquela unidade federativa. O governador Ronaldo Caiado agiu imediatamente sem sair dos parâmetros legais demonstrando que o magistrado extrapolou os limites constitucionais. Resultado: o desembargador que faz ouvido de mercador para o ordenamento jurídico foi suspenso cautelarmente do cargo. 

MULHERES, NÃO 

No Ceará, o Tribunal Regional Eleitoral confirmou a cassação de quatro deputados do Partido Liberal, duas mulheres entre eles: deputada Marta Gonçalves e deputada Dr. Silvana, que obtiveram votação consagradora. Os deputados Alcides Fernandes e Carmelo Neto estão na lista da degola. O processo está viciado no início e já  foi levantado suspeição sobre um dos votantes. Por outro lado, há uma  contradição intrínseca na decisão, que não levou em consideração o espírito da lei. A lei que a acusação alega ter sido descumprida pelo PL prevê maior participação da mulher na atividade político-partidária. Porém, sem o mínimo senso de profundidade hermenêutica, o julgador cassa duas mulheres consagradas pela escolha do eleitor cearense, para colocar para colocar dois marmanjos menos botados no lugar delas. Absurdo!!! Ademais, lembre-se que neste caso o TRE já inocentou o presidente do partido, Acilon Gonçalves. Os  desembargadores, ao que parece,  desconhecem que o candidato a qualquer cargo eletivo não tem responsabilidade sobre a burocracia partidária, a não ser que detenha algum cargo administrativo no corpo diretivo da agremiação.

CONFERÊNCIA DA UNALE

Amanhã à noite, no Centro de Eventos do Ceará, haverá a solenidade de abertura da 26ª Conferência da União Nacional de Legislativos, entidade representada no Ceará pelo deputado Sérgio Aguiar. Até a sexta-feira serão realizados dezenas de palestras e debates sobre os mais diversos assuntos em pauta na sociedade, entre os quais destacam-se inteligência  artificial, meio ambiente, mudanças climáticas, energias renováveis, prerrogativas legislativas, políticas de segurança.

AGENDA PARALELA 

Durante a realização da 26ª Conferência da União Nacional de Legislativos-UNALE, serão realizadas palestras de várias entidades afins,  que aproveitam a oportunidade para realização de seus encontros nacionais. Entre essas entidades destaca-se o XXIII ENCONTRO DA UNIÃO NACIONAL DE TAQUÍGRAFOS-UNATAQ, cuja programação se inicia na manhã desta quarta-feira, 8, a partir das 8 horas  no Centro de Eventos. Às 11 horas estarei proferindo palestra sobre o bicentenário da Constituinte de 1823.

Barros Alves é jornalista e poeta

Nicolau Araújo

Nicolau Araújo

Nicolau Araújo é formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará, especialista em Marketing Político e com passagens pelo O POVO, DN e O Globo, além de assessorias no Senado, Governo do Estado, Prefeitura de Fortaleza, coordenador na Prefeitura de Maracanaú, coordenador na Câmara Municipal de Fortaleza e consultorias parlamentares. Também acumula títulos no xadrez estudantil, universitário e estadual de Rápido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pode te interessar:

Área de anúncio

Esta é uma área para anúncios ou CTA em tamanho 300x250px

Área de anúncio

Esta é uma área para anúncios ou CTA em tamanho 300x300px

Área de anúncio

Esta é uma área para anúncios ou CTA em tamanho 300x300px