Caucaia terá maior demarcação de terras indígenas no Ceará

Município cearense com maior concentração de povos indígenas, Caucaia reuniu nessa quarta-feira (1º), no Terreiro Sagrado Tapeba, as quatro maiores comunidades indígenas no Estado para a assinatura de cooperação técnica para futura demarcação de terras Tapeba (Caucaia), Jenipapo-Kanindé (Aquiraz), Pitaguary (Pacatuba e Maracanaú) e Tremembé de Queimadas (Acaraú).

O acordo foi assinado pelo governador Elmano e contou com as presenças da ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara; da senadora Augusta Brito; da presidente da Funai, Joênia Wapichana; do prefeito de Caucaia, Vitor Valim; da secretária dos Povos Indígenas, Juliana Alves; do secretário nacional de Saúde Indígena, Weibe Tapeba; e do superintendente do Idace, João Alfredo; além de outras autoridades.

“Esse termo de cooperação é um início, um primeiro de muitos passos, para um processo elaborado e duradouro. Nosso compromisso é com a conquista da terra, com concurso para professores, tudo para garantir o direito de uma vida digna para os nossos povos indígenas”, afirmou Elmano.

“Vocês podem ter certeza que hoje o Ceará é um estado exemplo e vai ser motivação e utilizado por nós com outros governadores para que o avanço de outras demarcações aconteçam. Vamos espalhar essa iniciativa para todo Brasil”, destacou a ministra Sônia Guajajara.

“Nossos povos originários terão o respeito que merecem. Os indígenas terão a maior entrega de acesso às suas terras numa parceria entre Prefeitura de Caucaia, Governo do Ceará e Governo Federal”, assegurou o prefeito Vitor Valim.

Ceará é o nono colocado

Segundo o Censo 2022 do IBGE, o Ceará conta com 56 mil indígenas, sendo 17,6 mil da comunidade Tapeba.. O dado coloca o Estado como nono colocado no Brasil com maior quantidade de população originária.

De acordo com a Funai, o Ceará tem 20 povos: Anacé, Cariri, Gavião, Jenipapo-Kanindé, Kalabaça, Kanindé, Kariri, Kariri-Quixelô, Karão, Paiacu, Pitaguari, Potiguara, Quixará-Tapuia, Tapeba, Tabajara, Tapuia-Kariri, Tremembé, Tubiba-Tapuia, Tupinambá e Warão.

Nicolau Araújo

Nicolau Araújo

Nicolau Araújo é formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará, especialista em Marketing Político e com passagens pelo O POVO, DN e O Globo, além de assessorias no Senado, Governo do Estado, Prefeitura de Fortaleza, coordenador na Prefeitura de Maracanaú, coordenador na Câmara Municipal de Fortaleza e consultorias parlamentares. Também acumula títulos no xadrez estudantil, universitário e estadual de Rápido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pode te interessar:

Área de anúncio

Esta é uma área para anúncios ou CTA em tamanho 300x250px

Área de anúncio

Esta é uma área para anúncios ou CTA em tamanho 300x300px

Área de anúncio

Esta é uma área para anúncios ou CTA em tamanho 300x300px