A Coluna de Barros Alves

PROPINODUTO

O pronunciamento que fez Ciro Gomes, em tom de denúncia contra o governo do PT, por ocasião da Convenção do PSDB, repercutiu na Assembléia Legislativa do Ceará. O ex-governador, em rota de colisão com o irmão governista Cid, disse que a propina corre solta nas secretarias do governo do Estado. Citou textualmente a pasta da Infraestrutura, a Superintendência de Obras do Estado, o Detran e a Cagece. O deputado Sargento Reginauro quer a convocação de Ciro à Assembleia Legislativa para explicar aos representantes do povo esse negócio de propinagem com dinheiro público. A deputada Dra. Silvana provocou o Ministério Público, solicitando que o órgão abra investigação para apurar a denúncia feita por Ciro.

ABERRAÇÃO 

Para muitos juristas constitui uma aberração jurídica a decisão do Ministro Toffoli, do Supremo Tribunal Federal,  que designou o colega Alexandre de Moraes para atuar como assistente de acusação no processo em que são réus no STF membros da família Mantovani, q acusados de terem agredido um filho de Moraes em um aeroporto de Paris, França.  A decisão de Toffoli constitui algo jamais visto em qualquer sistema acusatório dos países que o adotam. O Brasil, de fato, não é para amadores. Quando se diz que não somos um país sério, se está a dizer que alguns homens que dirigem a nação brasileira  carecem de melhor caráter. Fatos que recentemente têm sido protagonizados por personalidades de elevado poder, em especial na Suprema Corte, só contribuem para se desmerecer a seriedade das cúpulas que nos governam. Mas, há exceções nesse cenário de desatitados. A Procuradora Geral Elizeta Ramos e a Subprocuradora Geral Ana Borges Coelho contestam a decisão de Toffoli.

A PROPÓSITO 

Tem-se atribuído erroneamente ao então presidente francês General Charles De Gaulle, que governou a França nos anos 1960, a frase que afirma não ser o Brasil um país sério. Na verdade, consoante a revisão feita por Paulo Rónai, no Dicionário Universal Nova Fronteira de Citações”, a observação depreciativa não pertence a De Gaule, mas ao embaixador brasileiro Carlos Alves de Souza, autor do livro “Um Embaixador em Tempos de Crise.” Explica Rónai que o embaixador teria pronunciado a frase em um momento de irritação,  durante negociações na busca de solução para o empasse chamado “Guerra das Lagostas”. Essa denominação é também jocosa e foi dada pela imprensa ao conflito entre Brasil e França entre os anos de 1961 e 1963. A França estava realizando captura ilegal de lagostas no litoral de Pernambuco.

INSANIDADE

Certamente a bancada governista na Assembleia Legislativa, liderada pelo deputado Romeu Aldigueri, não permitirá que seja feita a vontade do deputado Sargento Reginauro, qual seja a de que o ex-governador Ciro Gomes vá à Casa do Povo esclarecer as denúncias que fez sobre a existência de propinoduto no governo comandado pelo petista Elmano de Freitas. Também a deputada Dra. Silvana quer ver Ciro soltando a língua no Plenário Treze de Maio. Segundo a deputada, Ciro deve comparecer ao Parlamento  para explicar em detalhes a grave denúncia que fez, porque ele não é doido. “Se o que disse é coisa de doido, pois envie um atestado.” Pior é que os governistas já decidiram pela insanidade mental de Ciro. E chancelados pelo mano Cid.

FRITANDO

Os ministros Camilo Santana, da Educação; Rui Costa, da Casa Civil; e Luciana Santos, da Ciência e Tecnologia, estão sendo fritados em fogo brando pelo PT. Lula prepara reforma ministerial para o início do próximo ano e nas esferas palacianas do Planalto entende-se que o desempenho desses ministros está abaixo do esperado. Lula ainda titubeia. A última palavra é de Janja, a vice-presidente de fato é  principal conselheira do presidente, cujo vice oficial é o famoso picolé de chuchu.

CINEMA

Academia Cearense de Cinema, sob a presidência do escritor e cinéfilo Régis Frota, está convidando os sócios do sodalício para reunião que ocorrerá no sábado, dia 11, às 9 horas, no Palácio da Luz, sede da Academia Cearense de Letras, Rua do Rosário, n⁰ 1, ao lado da Praça dos Leões, no centro de Fortaleza. Na ocasião, além dos costumeiros debates em torno da sétima arte e programação para exibições de filmes, constam da pauta a formação de um Conselho Editorial; definições sobre  tesouraria e eleições para escolha da nova diretoria. Prepara-se também a Academia para as homenagens que receberá no dia 17 deste mês, na Assembleia Legislativa do Ceará, quando serão comemorados o Dia do Cinema Cearense e o Dia da Literatura Cearense.

Barros Alves é jornalista e poeta

Nicolau Araújo

Nicolau Araújo

Nicolau Araújo é formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará, especialista em Marketing Político e com passagens pelo O POVO, DN e O Globo, além de assessorias no Senado, Governo do Estado, Prefeitura de Fortaleza, coordenador na Prefeitura de Maracanaú, coordenador na Câmara Municipal de Fortaleza e consultorias parlamentares. Também acumula títulos no xadrez estudantil, universitário e estadual de Rápido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pode te interessar:

Área de anúncio

Esta é uma área para anúncios ou CTA em tamanho 300x250px

Área de anúncio

Esta é uma área para anúncios ou CTA em tamanho 300x300px

Área de anúncio

Esta é uma área para anúncios ou CTA em tamanho 300x300px