Coluna do Barros Alves

COM SABOR DE MEL

Desde as 8 horas desta sexta-feira, 20/10, está sendo realizado no Auditório Deputado Murilo Aguiar, da Assembleia Legislativa do Ceará, o 1º Encontro de Apicultores, promovido pela Federação Cearense de Apicultores-FECAP, com o apoio da ALECE e   outros órgãos como o Sebrae, Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Ceará-FETRAECE e Prefeitura de Maracanaú. Também o Gabinete do deputado Firmo Camurça deu todo o apoio logístico para a realização do Encontro, a partir da solicitação do local em que está ocorrendo o pioneiro evento, certamente proveitoso para a apicultura do nosso Estado. Palestras de especialistas, assim como debates serão realizados com foco nos seguintes temas: Panorama da Apicultura no Ceará (Prof. Dr. Raimundo Maciel de Sousa, do IFCE); Apicultura no Ceará – Desafios e Perspectivas (Dr. José Vandi Gadelha – SENAR); Gestão para o Acesso ao Mercado (Dr. Carlos Ramon Farias – SEBRAE). O presidente da FECAP, Raimundo Joventino Neto lembra que a cultura da criação de abelhas e produção de mel interessa não apenas aos apicultores, mas a vários segmentos da economia tais como   estudantes, técnicos agrícolas, engenheiros agrônomos, fornecedores de equipamentos, agentes financeiros e dirigentes de entidades públicas e privadas.

REVELAÇÃO

O deputado Felipe Mota constitui uma das boas revelações na atual legislatura. Orador fluente, dotado de profundo conhecimento da Política como arte e ciência e, em face disso, capacitado para a análise e para o debate, o parlamentar tem tradição nas lides político-partidárias e na gestão administrativa da coisa pública. Na tribuna da Assembleia Legislativa toca temas sensíveis da governança pública sabendo fazer a crítica necessária ou a aprovação dos atos administrativos que sejam postos em favor da sociedade. Conhecedor dos meandros da administração, como dito, não tem se furtado de denunciar a falta de planejamento e investimento em várias áreas em que o governo do Ceará deve atuar com mais vigor em razão das maiores possibilidades de eficácia da ação estatal. Na sessão de ontem, Felipe Mota foi veemente na crítica ao governo que, segundo ele, peca por omissão ao não investir mais e com o devido planejamento na área do turismo. Há uma imensa fragilidade nessa área.  Munido de relatórios do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), publicados em maio, que estudam a demanda turística e a situação fiscal do Estado, o parlamentar foi contendente e cirúrgico. Ele solicitou que a Secretaria de Turismo do Estado e a Secretaria de Turismo de Fortaleza, os dois principais gestores do segmento turístico no Ceará, conversem sobre o assunto, se harmonizem, pactuem, façam parceria, com vistas a uma solução que ponha fim à omissão no setor. Sem dúvida, esse o caminho a ser trilhado.

COMEMORAÇÕES

Várias entidades literárias e culturais estão convidando para eventos que irão comemorar os 170 anos de nascimento de João Capistrano Honório de Abreu, ontem como hoje o mais importante historiador brasileiro. Destaco a sessão solene de abertura das festividades em homenagem a Capistrano que será realizada pela Academia de Ciências Letras e Artes, que ocorrerá depois de amanhã, domingo, dia 22, na casa onde nasceu o historiador, em Columinjuba, Maranguape, a partir das 8h 30min. Será um encontro de estudiosos, pesquisadores, apreciadores da História, admiradores de Capistrano. Um café-conversa, como disse o presidente da Academia, Walter de Borba Veloso que, de fato, está a velar pela memória do nosso maior historiador e preservação do patrimônio cultural do nosso povo.

Barros Alves é jornalista e poeta

Nicolau Araújo

Nicolau Araújo

Nicolau Araújo é formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará, especialista em Marketing Político e com passagens pelo O POVO, DN e O Globo, além de assessorias no Senado, Governo do Estado, Prefeitura de Fortaleza, coordenador na Prefeitura de Maracanaú, coordenador na Câmara Municipal de Fortaleza e consultorias parlamentares. Também acumula títulos no xadrez estudantil, universitário e estadual de Rápido.

5 respostas

  1. Caro Jornalista
    Essa foto da sua reportagem não é a foto do Joventino Neto, presidente da Federação da Apicultura Cearenses FECAP, essa foto é do Irineu, presidente da outra Federação de Apicultura FACE, que por ventura não tem nem o reconhecimento da CBA Confederação Brasileira da Apicultura.

  2. Parabéns pela sua coluna!! A Fecap ( federação cearense de apicultura tem 21 anos de fundação,estou presidente a 2 anos e venho sempre querendo a união dos apicutores!! Contudo sempre aparecem pessoa que querem se aproveitar dos apicutores!! E estou a sua disposição quando quiser fazer uma entrevista sobre apicultora!!

  3. Ótima reportagem! E Parabéns pela organização do evento, nós apicultores precisamos de eventos assim, que divulguem o setor que é tão importante para a economia cearense.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pode te interessar:

Área de anúncio

Esta é uma área para anúncios ou CTA em tamanho 300x250px

Área de anúncio

Esta é uma área para anúncios ou CTA em tamanho 300x300px

Área de anúncio

Esta é uma área para anúncios ou CTA em tamanho 300x300px