Cid deu xeque-mate, mas André quer revanche no xadrez do PDT

André Figueiredo se mostrou um estrategista de pouca habilidade na estressante partida no xadrez do PDT do Ceará, contra a graduada liderança de Cid Gomes, conhecido por usar o tempo a seu favor. E, no jogo que se arrasta desde junho do ano passado, o tempo foi fator decisivo na vitória de Cid Gomes, nesta quarta-feira (18), que encerrou o embate com um sonoro “xeque-mate”, após a juíza Maria de Fátima Bezerra Facundo reverter a decisão da suspensão da reunião extraordinária do Diretório Estadual do PDT, quando percebeu que foi induzida ao erro na ação movida por Figueiredo, que tratou os trâmites da reunião extraordinária como se fosse convenção partidária.

No xadrez do PDT do Ceará, André Figueiredo se valeu de movimentos de peões, enquanto Cid Gomes empregou peças medianas para conquistar os melhores espaços no tabuleiro.

Salmito, Evandro Leitão, Idilvan Alencar, Osmar Baquit e outras forças políticas foram estrategicamente posicionadas por Cid Gomes, enquanto Figueiredo se valeu de Christina Brasil, Ivaldo Paixão e do valoroso Flávio Torres, esse último um peão forte no centro do tabuleiro, mas um peão.

De forma equivocada, André Figueiredo poupou as fortes peças Ciro Gomes e Roberto Cláudio. Até movimentou a mediana peça Sarto, mas, presa em meio aos peões, acabou na função de peão.

Revanche

Na condição de presidente nacional em exercício do PDT, Figueiredo agora quer uma revanche, ao convocar para o dia 27 uma reunião com todos os presidente estaduais do partido, quando colocou em pauta a situação político-administrativa no Ceará.

Em um plano simplório e previsível, André Figueiredo deverá querer impor uma intervenção no Diretório do Ceará. O equívoco (mais um) na estratégia de Figueiredo está na própria convocação. Se chamar Cid Gomes para a reunião, terá legitimado a escolha do Diretório no Estado e lhe faltará argumento legal para uma intervenção. Caso se abstenha na convocação de Cid, se abrirá mais um enfadonho tempo de desgaste político e ações judiciais. E, em questão de tempo, Cid Gomes já mostrou que é Mestre de Xadrez…

Nicolau Araújo

Nicolau Araújo

Nicolau Araújo é formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará, especialista em Marketing Político e com passagens pelo O POVO, DN e O Globo, além de assessorias no Senado, Governo do Estado, Prefeitura de Fortaleza, coordenador na Prefeitura de Maracanaú, coordenador na Câmara Municipal de Fortaleza e consultorias parlamentares. Também acumula títulos no xadrez estudantil, universitário e estadual de Rápido.

Uma resposta

  1. Não chega a ser um xeque Abdala, mas será mate? Já entraram com agravo na Justiça com embargo de declaração. Em tempos normais, é só protelação. Mas foi com um desses, que desfizeram o processo contra Lula. E ainda tem uma reunião da executiva nacional no fim do mês. Isto é, ainda há casas de fuga para o rei, que está sob ataque avassalador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pode te interessar:

Área de anúncio

Esta é uma área para anúncios ou CTA em tamanho 300x250px

Área de anúncio

Esta é uma área para anúncios ou CTA em tamanho 300x300px

Área de anúncio

Esta é uma área para anúncios ou CTA em tamanho 300x300px