Artigo – A importância da vacinação na promoção da saúde

No Dia Nacional de Vacinação, celebramos não apenas a ciência e a inovação, mas também um dos maiores triunfos da medicina moderna: as vacinas. Desde o desenvolvimento do primeiro imunizante contra a varíola por Edward Jenner em 1796, as vacinas têm sido vitais na prevenção e controle de doenças contagiosas em território mundial. Hoje, elas desempenham um papel fundamental na promoção da saúde pública e na proteção de comunidades inteiras contra uma variedade de doenças perigosas. Os pesquisadores projetam vacinas que imitam a infecção natural sem causar a doença. Elas estimulam o sistema imunológico a criar uma resposta defensiva, construindo uma memória imunológica contra a doença. Isso significa que, se uma pessoa é exposta ao patógeno real mais tarde, o sistema imunológico está melhor preparado para combatê-lo, reduzindo significativamente o risco de adoecimento grave.

A imunização não apenas protege os indivíduos vacinados, mas também os membros da comunidade, incluindo aqueles que não podem ser contemplados devido a condições médicas ou alérgicas. Ao criar uma barreira imunológica, esses valorosos líquidos ajudam a proteger os recém-nascidos, idosos e pessoas com sistemas imunológicos enfraquecidos que são mais vulneráveis a complicações de doenças infecciosas. Desta forma, a campanha nacional visa erradicar e controlar epidemias. Um exemplo notável é a erradicação da varíola em 1980, graças a extensos programas de vacinação. Também vale destacar o controle de surtos de doenças como sarampo, caxumba, rubéola e covid-19.

O desenvolvimento contínuo de novas vacinas impulsionam, nesta ocasião, a pesquisa científica permanente. Estudos sobre imunologia, epidemiologia e virologia são essenciais para melhorar as vacinas existentes e criar novas para combater doenças emergentes, bem como aprofundar os estudos. O Dia Nacional de Vacinação, neste 17 de outubro, deve estar associado ao reconhecimento e a importância vital da vacinação na proteção da saúde, sobretudo, nesse momento pós-pandemia, período que registrou milhares de perdas.

Como legislador municipal, me apresento à sociedade como defensor dessa política pública que investe em ciência, garantindo comunidades mais saudáveis, mais resistentes a doenças e mais preparadas para enfrentar desafios. É um compromisso contínuo com a saúde e com o bem-estar social.

Wellington Sabóia é vereador de Fortaleza

Nicolau Araújo

Nicolau Araújo

Nicolau Araújo é formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará, especialista em Marketing Político e com passagens pelo O POVO, DN e O Globo, além de assessorias no Senado, Governo do Estado, Prefeitura de Fortaleza, coordenador na Prefeitura de Maracanaú, coordenador na Câmara Municipal de Fortaleza e consultorias parlamentares. Também acumula títulos no xadrez estudantil, universitário e estadual de Rápido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pode te interessar:

Área de anúncio

Esta é uma área para anúncios ou CTA em tamanho 300x250px

Área de anúncio

Esta é uma área para anúncios ou CTA em tamanho 300x300px

Área de anúncio

Esta é uma área para anúncios ou CTA em tamanho 300x300px