Coluna do Barros Alves

SAUDAÇÕES 

Meus cumprimentos e meu respeito a todos os professores e educadores que lecionam com responsabilidade tendo como parâmetros os valores presididos pela ética e pela moral, que contribuem para preservar nossas sagradas tradições do Ocidente cristão. Mestres que não são apenas transmissores robóticos de conhecimentos, mas que ajudem seus discípulos a pensar socraticamente; que sejam educadores de fato, para que nossa juventude não se  transforme num bando de universiOtários guiados por ideias de pseudo-pedagogos como Paulo Freire ou filósofo agoniados e maldosos como Antônio Gramsci.

MESTRES

Nesta data comemorativa minha homenagem especial vai para dois educadores  que deram contribuição para a formação de algumas gerações e, pelo que falam e escrevem, continuam a ensinar a muitos, com retidão e proficiência. Refiro-me ao Professor Paulo Elpídio de Meneses Neto, cientista político, escritor, ex-reitor da Universidade Federal do Ceará e, sobretudo, cidadão que pensa o Brasil como uma nação onde a educação seja, de fato, um caminho  para a consolidação de valores democráticos, desvestido de vieses ideológicos de quaisquer matizes que possam desviar a nação para ínvios caminhos autoritários. O outro professor a quem presto homenagem é o velho amigo e mestre Padre Neri Feitosa, lúcido aos 98 anos,  versado nas línguas latina e grega, as quais lecionou em seminários católicos do Ceará.  Digno representante do Clero brasileiro, Padre Neri é historiador, teólogo,  escritor, fundador do Instituto Memória de Canindé. Homem de fibra e têmpera moral, assoma como um exemplo a ser seguido nestes tempos em que muitos satãs se apresentam como anjos  de luz (cf. 2 Cor. 11.14), sobretudo na área da educação, um terreno fértil para a plantação de sementes contaminadas com doenças várias, ideias alienígenas às gradas tradições sócio-culturais do nosso povo. 

SANTUÁRIO 

Afirma-se que Canindé é o segundo mais visitado  santuário franciscano do mundo. O destino que mais recebe romeiros e turistas depois do santuário de Assis, na Itália, lugar em que nasceu São Francisco. Entre nós São Francisco de Assis é invocado por milhões de devotos como São Francisco das Chagas de Canindé. A cidade, porém, onde está localizada a Basílica e vários equipamentos que servem ao turismo religioso, é uma urbe há tempos muito mal cuidada, a carecer de intervenções urbanas que a tornem um lugar aprazível e não  insalubre consoante se apresenta aos visitantes e pagadores de promessas. Roguemos a São Francisco para que ilumine os administradores da cidade. E não negue sua luz aos frades e religiosos franciscanos, pois também eles têm sua cota de culpa em face da omissão dos gerentes da coisa pública. Que sejam profetas e não apenas  arrecadadores de óbolos como frade Johann Tetzel.

Barros Alves é jornalista e poeta

Nicolau Araújo

Nicolau Araújo

Nicolau Araújo é formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará, especialista em Marketing Político e com passagens pelo O POVO, DN e O Globo, além de assessorias no Senado, Governo do Estado, Prefeitura de Fortaleza, coordenador na Prefeitura de Maracanaú, coordenador na Câmara Municipal de Fortaleza e consultorias parlamentares. Também acumula títulos no xadrez estudantil, universitário e estadual de Rápido.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pode te interessar:

Área de anúncio

Esta é uma área para anúncios ou CTA em tamanho 300x250px

Área de anúncio

Esta é uma área para anúncios ou CTA em tamanho 300x300px

Área de anúncio

Esta é uma área para anúncios ou CTA em tamanho 300x300px