MP requisitou abertura de inquérito policial para apurar autoria dos crimes

MP atesta crime ambiental em Sobral e pede afastamento do diretor do SAAE

Motivado por uma denúncia feita na Assembleia Legislativa, pelo deputado estadual Dr. Oscar Rodrigues (União Brasil), de que a Prefeitura de Sobral estava cometendo crime ambiental ao despejar dejetos in natura, pelo serviço de esgotamento sanitário, nos mananciais do município, o Ministério Público abriu inquérito civil público 06.202300001092-9.

Depois de duas visitas in loco nas estações de tratamento de efluentes e do relatório de fiscalização da Semace, que atestou o “lançamento de esgoto in natura no meio ambiente sem nenhum tratamento, o que configura crime ambiental”, o Ministério Público, em ofício assinado pelo promotor Paulo Henrique de Freitas Trece, com data de 27 de setembro de 2023, recomenda a adoção de medidas cabíveis no prazo de 10 dias, entre outras: exoneração do presidente do SAAE e “colocação em efetivo funcionamento todas as estações de tratamento do SAAE em Sobral.

Deputado Dr. Oscar Rodrigues denunciou na Assembleia os graves crimes ambientais em Sobral

Na mesma data, foi encaminhado ofício à Delegacia Municipal de Sobral, requisitando a instauração de inquérito policial para apurar a autoria dos crimes ambientais.

Quando da denúncia do deputado Dr. Oscar Rodrigues, exposta na tribuna da Assembleia, em 31 de maio último, o prefeito Ivo Gomes, em entrevista a uma rádio de Sobral, tentou desqualificar o deputado e a denúncia. Criticou até o cabelo do parlamentar, sem falar diretamente sobre os crimes ambientais, agora atestados pela Semace e Ministério Público.

Para o deputado Oscar Rodrigues, não é de agora que Sobral vem sendo vítima de crime ambiental. “Ainda em 2020, denunciei a instalação de uma lagoa de dejetos no leito do Rio Acaraú, mas ninguém tomou providências”. O deputado aponta a importância do mandato parlamentar. “Com a denúncia no plenário, houve mais visibilidade ganhou relevância, e o Ministério Público agiu de forma republicana em defesa dos direitos da comunidade.

Diante da abertura do inquérito policial, Dr. Oscar Rodrigues disse esperar que os autores sejam revelados e punidos por seus atos. “Que Sobral, assim como as cidades ribeirinhas, não sejam outra vez vítimas do despreparo e da irresponsabilidade dos gestores”.

Nicolau Araújo

Nicolau Araújo

Nicolau Araújo é formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará, especialista em Marketing Político e com passagens pelo O POVO, DN e O Globo, além de assessorias no Senado, Governo do Estado, Prefeitura de Fortaleza, coordenador na Prefeitura de Maracanaú, coordenador na Câmara Municipal de Fortaleza e consultorias parlamentares. Também acumula títulos no xadrez estudantil, universitário e estadual de Rápido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pode te interessar:

Área de anúncio

Esta é uma área para anúncios ou CTA em tamanho 300x250px

Área de anúncio

Esta é uma área para anúncios ou CTA em tamanho 300x300px

Área de anúncio

Esta é uma área para anúncios ou CTA em tamanho 300x300px