Pecuária do Ceará

Agropecuária eleva PIB do Ceará, enquanto Indústria volta a cair

O Produto Interno Bruno (PIB) do Ceará teve um crescimento de 1,53%, no segundo trimestre de 2023, resultado acima do PIB do Brasil, no qual cresceu 0,9%, ambos com relação ao primeiro trimestre deste ano, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (28) pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com relação ao ao segundo trimestre de 2022, o Ceará registrou um crescimento de 1,63%, resultado abaixo do PIB do Brasil, no qual registrou um crescimento de 3,4% para a mesmo período de comparação.

De acordo ainda com o Ipece, a previsão para o crescimento da economia cearense no ano de 2023 está em 2,1%.

O setor de serviços, com um crescimento de 2,68%, e a agropecuária, que registrou aumento de 0,71%, contribuiu favoravelmente com o desempenho geral da atividade econômica cearense.

O bom resultado do setor de serviços pode ser explicado, principalmente, pelo bom desempenho das atividades dos serviços de alojamento e alimentação (+6,41%); comércio e serviços de manutenção e reparação (+5,23%); transporte, armazenagem e correios (+3,11%); administração pública (+1,94%); serviços prestados as famílias (+1,84%); e por fim, serviços financeiros (+1,36%).

Já o resultado satisfatório da agropecuária pode ser explicado, principalmente, pelo bom desempenho das atividades da pecuária que continuam apresentando desempenhos positivos, com destaques para o crescimento da produção de leite (17,89%) e o crescimento de galináceos (11,52%).

Indústria

A Indústria cearense manteve sua trajetória descendente quanto a evolução do seu Valor Adicionado Bruto (VAB). Na comparação com igual período do ano anterior, a queda foi de -3,25%

O mau desempenho do setor é, novamente, explicado pela Indústria da Transformação, que realiza a transformação de matéria-prima em um produto final ou intermediário. O segmento voltou a apresentar resultado negativo no segundo trimestre de 2023, com queda expressiva de -10,07% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Nicolau Araújo

Nicolau Araújo

Nicolau Araújo é formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará, especialista em Marketing Político e com passagens pelo O POVO, DN e O Globo, além de assessorias no Senado, Governo do Estado, Prefeitura de Fortaleza, coordenador na Prefeitura de Maracanaú, coordenador na Câmara Municipal de Fortaleza e consultorias parlamentares. Também acumula títulos no xadrez estudantil, universitário e estadual de Rápido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pode te interessar:

Área de anúncio

Esta é uma área para anúncios ou CTA em tamanho 300x250px

Área de anúncio

Esta é uma área para anúncios ou CTA em tamanho 300x300px

Área de anúncio

Esta é uma área para anúncios ou CTA em tamanho 300x300px