Cabos submarinos: Danilo Forte alerta possíveis danos por usina de dessalinização

Maior ponto de entroncamento de cabos de fibra óptica no mundo, Fortaleza poderá comprometer a segurança nacional, diante da instalação de uma usina de dessalinização, quando há risco de uma ruptura de cabos submarinos que fornecem internet para a América do Sul, Europa e África. O alerta é do deputado federal Danilo Forte (União Brasil-CE), que nessa segunda-feira (25) participou do evento “Conexões Políticas: a importância dos cabos submarinos”, no Mucuripe, que discutiu a licença de funcionamento da usina de dessalinização na Praia do Futuro.

“Nós temos o principal entroncamento de cabos submarino, e um dano gerado nessa situação pode corresponder não só a uma ruptura do sistema, como também à uma desqualificação do serviço. Nossa preocupação não é empatar o desenvolvimento do Ceará. Temos que acomodar uma situação em que todos possam ganhar. Eu questiono muito o risco”, apontou o parlamentar cearense, que sugeriu o deslocamento da usina para outra parte do litoral do Ceará.

“Não sou contra a dessalinização, mas sim do local escolhido, visto que o Ceará conta com 600 quilômetros de litoral”, disse.

Segundo Danilo Forte, apontou ainda os impactos que poderiam ser vistos com a instalação da usina. “A qualidade da internet corre um risco muito grande, porque o bombeamento não é com um motor de puxar água em uma casa de dois andares, mas sim com uma bomba que vai puxar um metro quadrado por segundo, então isso gera trepidação, com baixa qualidade na transmissão de dados e informações. Eu questiono muito o risco”, ressaltou.

“De tudo que eu ouvi, é muito certo que dê errado”, alertou.

O evento contou ainda com as presenças do ministro das Comunicações, Juscelino Filho; do conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Vicente Aquino; do presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Gardel Rolim;, além de um representante da Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (Cagece).

Nicolau Araújo

Nicolau Araújo

Nicolau Araújo é formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará, especialista em Marketing Político e com passagens pelo O POVO, DN e O Globo, além de assessorias no Senado, Governo do Estado, Prefeitura de Fortaleza, coordenador na Prefeitura de Maracanaú, coordenador na Câmara Municipal de Fortaleza e consultorias parlamentares. Também acumula títulos no xadrez estudantil, universitário e estadual de Rápido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pode te interessar:

Área de anúncio

Esta é uma área para anúncios ou CTA em tamanho 300x250px

Área de anúncio

Esta é uma área para anúncios ou CTA em tamanho 300x300px

Área de anúncio

Esta é uma área para anúncios ou CTA em tamanho 300x300px